• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preços dos lácteos em queda no atacado


Segunda-feira, 1 de dezembro de 2014 - 16h05

No mercado atacadista, considerando a média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, os preços dos lácteos caíram 0,4% na segunda quinzena de novembro, em relação à primeira metade do mês.


O requeijão e a muçarela puxaram a queda, com desvalorização de 4,2% e 1,7%, respectivamente, no período.


O leite longa vida teve mais uma quinzena de queda.


O litro do produto ficou cotado, em média, em R$1,97 na segunda quinzena de novembro, uma desvalorização de 2,0% em relação à primeira metade do mês.


Desde o pico de preço do produto, em setembro, a queda é de 14,7%.



As vendas em ritmo lento tem sido o principal fator baixista no mercado de lácteos. Já são comuns as promoções de preços na ponta final da cadeia, principalmente de leite longa vida.


Além disso, a captação de leite no país vem aumentando, com a safra no Brasil Central e região Sudeste.


Com mais produto no mercado, a pressão de estoque dificulta a manutenção dos patamares de preços.


Em curto e médio prazos, a expectativa e o tom de mercado é de preços pressionados para baixo, a exemplo dos preços do leite ao produtor e no mercado spot.


Mesmo com o fator início de mês e pagamentos de décimo terceiro salário, não é esperado que o volume de vendas seja suficiente para dar sustentação às cotações.


A exemplo de outros setores, os incrementos na demanda de fim de ano deve ser mais comedida em 2014, em relação a 2013. Além das questões financeiras, o período de férias e festas contribui para um menor consumo, em especial de leite fluído.


No mercado varejista, considerando a média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, os preços subiram 2,5% na segunda quinzena de novembro em relação à primeira metade do mês.




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja