• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro de Confinamento da Scot Consultoria entrevista o engenheiro agrônomo e coordenador do Cepea, Sérgio De Zen


Quarta-feira, 9 de abril de 2014 - 10h32

O confinamento de bovinos não é essencial para o sucesso na pecuária, mas ajuda muito. Sucesso, grana, produtividade e racionalização. Na pecuária de corte tudo isso é possível, mas fica mais possível com o confinamento de bovinos.


O Encontro de Confinamento da Scot Consultoria, que já é tradição no mês de abril entre os confinadores, apresenta a cada ano algo diferente. Em 2014 inovamos o modelo de palestras, para tornar o evento ainda mais dinâmico e interativo.


O Encontro acontecerá nos dias 23 e 24 de abril no Centro de Convenções de Ribeirão Preto-SP. No dia 25 de abril ocorrerá uma visita técnica opcional ao Confinamento Monte Alegre em Barretos-SP.


Restam poucas vagas para o Encontro, não deixe para última hora e faça agora sua inscrição pelo telefone 17 3343 5111 ou acesse www.encontroconfinamento.com.br.


Um dos palestrantes será Sérgio De Zen, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Economia Aplicada (ESALQ/USP). É professor da ESALQ/USP, pesquisador e coordenador do Cepea.


Sua palestra abordará o tema "Custo de produção, como ficam?".  


Para saber um pouco sobre a palestra, leia a entrevista que ele concedeu à organização do Encontro de Confinamento da Scot Consultoria.


Entrevista com Sérgio De Zen


Scot Consultoria: A compra do boi magro representa o maior custo de um confinamento. O que isso afeta em relação ao dimensionamento do tamanho de um confinamento? Existe algum tamanho mínimo recomendado?


Sérgio De Zen: No Brasil a dificuldade de compra de animais para o confinamento é muito grande. O confinamento com grandes dimensões sofre certa "deseconomia" de escala. Fica difícil comprar grandes quantidades de animais homogêneos e, com isso, os confinamentos maiores sofrem grande dispersão de resultados entre os animais. O tamanho ideal está relacionado com a oferta de animais que podem ser adquiridos dentro de um raio de transporte que seja viável, então regiões onde a oferta de animais é abundante, o tamanho do confinamento pode ser maior. Onde a oferta é menor, as grandes plantas são inviáveis.


Scot Consultoria: A rentabilidade do confinador este ano será maior que em 2013?


Sérgio De Zen: Hoje isso é impossível de responder. O risco este ano será maior, pois existem inúmeros riscos econômicos, maiores que os anos passados. Juros tendem a ser maiores, inflação em alta e eleição, e suas imprevisibilidades. Na produção, esta seca e suas consequências ainda não são muito claras. Falar em rentabilidade deste ano é quase como arriscar falar em quem vence na loteria. O produtor deve tomar muito cuidado, deve planejar a aquisição de todos os fatores de produção e observar no mercado futuro os preços. Se houver margem deve fixar o preço.


Scot Consultoria: Quais impactos que os atuais patamares de preços dos grãos causarão nos custos do confinamento?


Sérgio De Zen: Os preços dos grãos hoje ainda não refletem por completo as condições que vamos ter este ano, ainda tem muita coisa a ser definida. Neste momento, os preços ainda não são os preços reais que vamos ter no ciclo do confinamento.


Scot Consultoria: Quais os principais tópicos que serão abordados na sua palestra?


Sérgio De Zen: O tópico principal que não deixa minha cabeça é risco. Hoje existem muito fatores que elevam os riscos de nossa atividade. Os fatores climáticos e de mercado estão com inúmeras possibilidades, por isso falar desses possíveis cenários é o foco principal.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja