• Terça-feira, 16 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carne de frango mais cara em toda a cadeia


Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 - 09h29

Zootecnista, formada pela Universidade Estadual Paulista-UNESP com MBA em Gestão de Negócios pela Pecege USP/Esalq. É editora-chefe da área de pecuária de leite e da Carta Leite. Pesquisadora e analista do mercado pecuário (boi gordo, leite, grãos, frangos, suínos e insumos para a atividade). Ministra palestras e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi gordo, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral.


Em janeiro deste ano os preços do frango atingiramrecorde, considerando os últimos treze meses.


Segundo levantamento da Scot Consultoria, o preço pago pelo quilo do frango na granja, considerando a média de janeiro, foi R$2,94.


No mesmo período, no atacado, o quilo do frango resfriado ficou cotado, em média, em R$3,98. A margem de comercialização da indústria avícola, em relação à granja,ficou em 35,1%.


Essa margem de comercialização, comparada com a margem de dezembro de 2012, 34,1%, foi praticamente igual, variando apenas um ponto percentual positivo. Já comparando com o mesmo período do ano passado, no qual a margem foi de 65,8%, essa margem diminuiu quase pela metade, 30,7 pontos percentuais menos.


Indo um pouco mais adiante, chegamos ao produto de frango industrializado, o nuggets. Em janeiro a embalagem de 300 gramas do produto, no varejo, custou R$6,34, em média,o que significa que o quilo do produto esteve cotado em R$21,13. Ou seja, sete vezes maisvalorizado em relação ao que se paga no início da cadeia.


Nos últimos treze meses os produtos de frango acompanharam o ritmo dos preços verificados na granja. Quando este aumentou, o mesmo aconteceu com os produtos no atacado e varejo. Veja na figura 1.



Analisando o período vemos que o frango na granja teve uma valorização de 72,7%. Entre os três itens,este foi o que mais valorizou no período.


E no varejo?


O frango no atacado e o nuggets de frango no varejo valorizaram 40,7% e 46,6%, respectivamente.


Se compararmos o quilo do frango com o quilo do nuggets de frango no varejo,verifica-se que existe uma grande diferença de preços.


Em janeiro o quilo do frango ficou cotado, em média, em R$5,37, ou seja, 74,6% menos que o quilo do nuggets.


Considerações finais


Durante o período analisado os produtos de frango valorizaram fortemente.


Este fato, em curto prazo, pode afetar negativamente o consumo desta proteína. Isto por que no início do ano, geralmente, a população está menos capitalizada.Aliado a isso deve-se considerar também que o dianteiro bovino em janeiro ficou 7,0% mais barato em relação a dezembro, o que aumenta sua competitividade.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja