Zootecnista, formada pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal (FCAV/UNESP), com MBA em Gestão de Negócios pela Pecege USP/Esalq. Atua na área de ciências agrárias, análises e consultoria de mercados agropecuários. Analista de mercado, com atuação nas áreas de pecuária de corte, leite, frango, suínos, grãos e insumos agropecuários. É editora-chefe da área de pecuária de leite. Elabora textos e artigos para publicações da Scot Consultoria e revistas e mídias conceituadas do setor. Ministra palestras e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi gordo, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral.
Em janeiro deste ano os preços do frango atingiramrecorde, considerando os últimos treze meses.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, o preço pago pelo quilo do frango na granja, considerando a média de janeiro, foi R$2,94.
No mesmo período, no atacado, o quilo do frango resfriado ficou cotado, em média, em R$3,98. A margem de comercialização da indústria avícola, em relação à granja,ficou em 35,1%.
Essa margem de comercialização, comparada com a margem de dezembro de 2012, 34,1%, foi praticamente igual, variando apenas um ponto percentual positivo. Já comparando com o mesmo período do ano passado, no qual a margem foi de 65,8%, essa margem diminuiu quase pela metade, 30,7 pontos percentuais menos.
Indo um pouco mais adiante, chegamos ao produto de frango industrializado, o nuggets. Em janeiro a embalagem de 300 gramas do produto, no varejo, custou R$6,34, em média,o que significa que o quilo do produto esteve cotado em R$21,13. Ou seja, sete vezes maisvalorizado em relação ao que se paga no início da cadeia.
Nos últimos treze meses os produtos de frango acompanharam o ritmo dos preços verificados na granja. Quando este aumentou, o mesmo aconteceu com os produtos no atacado e varejo. Veja na figura 1.
Analisando o período vemos que o frango na granja teve uma valorização de 72,7%. Entre os três itens,este foi o que mais valorizou no período.
E no varejo?
O frango no atacado e o nuggets de frango no varejo valorizaram 40,7% e 46,6%, respectivamente.
Se compararmos o quilo do frango com o quilo do nuggets de frango no varejo,verifica-se que existe uma grande diferença de preços.
Em janeiro o quilo do frango ficou cotado, em média, em R$5,37, ou seja, 74,6% menos que o quilo do nuggets.
Considerações finais
Durante o período analisado os produtos de frango valorizaram fortemente.
Este fato, em curto prazo, pode afetar negativamente o consumo desta proteína. Isto por que no início do ano, geralmente, a população está menos capitalizada.Aliado a isso deve-se considerar também que o dianteiro bovino em janeiro ficou 7,0% mais barato em relação a dezembro, o que aumenta sua competitividade.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos