• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mato Grosso registra pior volume de processamento de soja desde 2008


Quinta-feira, 28 de novembro de 2013 - 09h08

O estado de Mato Grosso registrou entre janeiro e outubro deste ano os piores volumes de esmagamento de soja desde 2008. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). No período, o processamento chegou a 6,3 milhões de toneladas, quase 600,0 mil a menos que no mesmo período no ano passado.


"O fator que mais impactou foi a grande desvalorização do óleo no mercado internacional, gerando uma menor margem de lucro no esmagamento", informou o IMEA.


De acordo com o Instituto, no mercado internacional, o óleo de soja teve baixa de 17,5%, pressionado pela elevação dos estoques globais do próprio produto e de outras variedades. A produção de óleo de palma, por exemplo, deve crescer 2,4% e as reservas do produto devem aumentar 18,3%.


O mercado do grão, o IMEA avalia que a queda do preço do óleo causou impacto também na cotação da soja. Neste ano, segundo o instituto, a oleaginosa acumula uma desvalorização de 6,8% na bolsa de Chicago.


O preço só não foi menor devido à valorização do preço do farelo de soja, que teve alta em 2013 de 4,5%, sustentando o preço da soja grão", informa o IMEA.


Outro fato positivo tem sido o prêmio pago pela soja no Porto de Paranaguá. De acordo com o IMEA, o diferencial para fevereiro de 2014 atingiu US$ 1,37 por saca de 60 quilos na semana passada.


Na avaliação os pesquisadores do instituto, a alta ocorre "devido à grande demanda para se exportar a oleaginosa nesse período, momento em que estados que iniciam a colheita mais cedo, como Mato Grosso, podem se beneficiar. Para os prêmios de março e abril, após a entrada de grande parte da safra brasileira, os prêmios estão baixos, chegando a prêmio negativo para abril".


Fonte:  Globo Rural. 27 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja