• Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Declaração da primeira etapa de vacinação contra aftosa termina nesta sexta em Mato Grosso

Os pecuaristas reclamam da emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), o que vem causando o atraso nos abates.


Em Mato Grosso, os produtores tem até sexta-feira (14/6), para declarar ao Instituto de Defesa e Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) as vacinações contra a febre aftosa. Essa etapa foi marcada pelo não funcionamento de um novo sistema online.

A notícia seria boa se não fosse um porém. O sistema eletrônico do Instituto de Defesa Animal não comportou a demanda dos produtores. E os problemas não se limitam apenas à campanha de vacinação. Os pecuaristas reclamam também da emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), o que vem causando o atraso nos abates.

Segundo o produtor Luiz Neister, a espera em frente ao computador para conseguir os documentos tem levado quase sete horas.

O sistema online é novo, implantado há cerca de seis meses. O centro de processamento de dados de Mato Grosso afirmou que houve congestionamento no sistema devido ao volume de confirmações de vacinação deixado para a última hora.

Mas a crise no Indea não para por aí. O órgão arrecada cerca de R$28,00 milhões por ano. Dados da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) dão conta de que o governo reinveste no Indea menos de 50,0% desse montante. Falta de pessoal e frota sucateada também comprometem a segurança do maior rebanho nacional, hoje com 28 milhões de cabeças.

- O Indea precisa funcionar, é um órgão da maior importância - diz Luciano Vacari, superintendente da Acrimat.

Fonte: Rural BR. Por Eduardo Silva. 12 de junho de 2013.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja