• Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Dificuldade para escoar grãos do Oeste da Bahia compromete lucro de produtores da região

Para chegar ao porto de Santos, os produtores do Oeste baiano usam a BR-020, ou a BR-242, estradas com pista única e sentido duplo.


O Oeste baiano possui mais de dois milhões de hectares de grãos. É a segunda maior região produtora, depois de Mato Grosso. A região atrai produtores de outros lugares, mas eles sofrem na hora de escoar a produção, isso porque estão distantes dos portos. E o lucro que poderiam alcançar fica comprometido com o gasto em transportes.

Em torno de 65,0% da soja e 72,0% do algodão do oeste baiano são exportados. As rodovias são a única alternativa para o escoamento da produção. O principal porto é o de Santos, em São Paulo, mas são mais de 1,60 mil quilômetros. O porto mais próximo é o de Salvador, que fica a cerca de 900 quilômetros de distância, mas não possui estrutura para receber a demanda.

Para chegar ao porto de Santos, os produtores usam a BR-020, ou a BR-242, estradas com pista única e sentido duplo. Com as chuvas e com o tráfego intenso de caminhões carregados, as condições ficam ainda piores.

Sem os problemas de logística e infraestrutura, o diretor de Integração, Projeto e Pesquisa da Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba) afirma que daria para economizar pelo menos 30,0% dos custos de produção.

Fonte: Rural BR. Por Wlyssys Wolfang. 12 de junho de 2013.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja