• Sábado, 1 de novembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

El Niño deve se desenvolver em setembro, diz EUA

Meteorologias de órgão do governo americano dizem que fenômeno deve persistir pelo resto do ano.


O fenômeno climático conhecido como El Niño "deve se desenvolver ao longo de setembro" e persistir pelo resto do ano, disseram nesta quinta-feira (6/9) meteorologistas do Centro de Previsão Climática da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês). "A maioria dos modelos dinâmicos e cerca de metade dos modelos estatísticos agora preveem a manifestação do El Niño", destacou o NOAA.

O El Niño costuma se caracterizar pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico equatorial, com efeitos diversos em diferentes regiões. Conforme o NOAA, o El Niño provoca temperaturas altas e clima seco em regiões normalmente úmidas, como a Indonésia e a Austrália.

Enquanto isso, locais que costumam registrar clima seco, como o oeste da América do Sul e o sudoeste dos Estados Unidos, tendem a ter muito mais umidade do que em anos sem El Niño. O oeste do Canadá e do Alasca e áreas do Meio-Oeste dos Estados Unidos costumam registrar um inverno muito mais quente do que o normal. Já o sudoeste dos EUA costuma ter clima úmido e temperaturas baixas ao longo de grande parte do inverno em anos com El Niño.

Fonte: Sou Agro. Pela Redação. 6 de setembro de 2012.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja