• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mercado de carne bovina frouxo há mais de um mês


Terça-feira, 24 de outubro de 2017 - 05h50

Foto: www.bostonsausage.co.uk


Mercado praticamente estável.


O preço médio atual, R$11,53/kg, repetindo o que vimos na terceira semana de outubro, é o menor desde a primeira quinzena de setembro.


Os preços subiram, quase que linearmente entre a última semana de julho e a segunda de setembro. Neste período, a expectativa de segundo semestre típico, com valorizações para a carne bovina, situação que daria condição para que a arroba do boi gordo subisse, vinha se confirmando. O mercado subiu 7,5%.


Mas, agora já são cinco semanas de mercado frouxo, acumulando queda de 1,6%. Embora a desvalorização tenha sido pequena, é o comportamento que preocupa. Passamos por pagamento de salários, feriado, e estamos no mês em que sazonalmente as vendas aumentam, e nada disso fez os preços subirem.


Enquanto isso, as indústrias veem, aos poucos, suas margens crescerem. A diferença entre o preço pago pela arroba e a receita dos frigoríficos, que está em 26,5%, é a melhor desde agosto.


Embora possa parecer o contrário, esse fato, sozinho, não é suficiente para alavancar o mercado do boi. A margem pode chegar aonde for, se a necessidade de intensificar a compra de matéria-prima não vier a partir da melhora nas vendas de carne, não há porque os compradores intensificarem a busca por boiadas e, consequentemente, pagarem mais pelo animal terminado.


Em resumo, por mais que os indicadores econômicos tenham melhorado, o mercado de carne bovina, cuja elasticidade renda é elevada, demonstra que o poder de compra da população ainda não melhorou como esperado. Ao pecuarista, atenção ao consumo.


Gostaria de se aprofundar mais sobre o mercado e traçar estratégias para 2018? Participe do Encontro de Analistas da Scot Consultoria, dia 17 de novembro, em São Paulo-SP. O evento que pensa o amanhã, com aprendizados do passado e análises do presente. Acesse: www.encontrodeanalistas.com.br .



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja