• Terça-feira, 19 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

A importância da gestão de resultados na recria

Entrevista com o CEO do Grupo Tulipa Agropecuária, Rodrigo Brüner

Quinta-feira, 9 de julho de 2020 - 11h00
-A +A

Rodrigo Brüner é CEO do Grupo Tulipa Agropecuária e palestrante do Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria

Foto: Scot Consultoria


Nesta semana, nosso convidado é Rodrigo Brüner, CEO do Grupo Tulipa Agropecuária e palestrante do Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria.

Em formato digital, mas com o mesmo propósito de sempre, o evento trará informações precisas e relevantes para o mercado pecuário, além de promover encontros e interações entre os principais nomes do agronegócio.

Para mais informações acesse: https://confinamentoerecria.com.br/

Scot Consultoria: Na sua opinião qual a importância de um evento como o Encontro de Recriadores para a pecuária nacional? Poderia comentar conosco o que será discutido em sua palestra?

Rodrigo Brüner: Esse é um evento onde realmente estarão reunidos, na minha opinião, os envolvidos diretamente na busca por uma pecuária diferente, cada vez mais lucrativa e eficiente. É um local onde conseguimos encontrar pessoas que estão desenvolvendo, dentro de seus sistemas, maneiras de ser cada vez mais eficientes e, dessa forma, podemos não só trocar informações com os participantes mas também através de palestras conceituadas com profissionais de peso, que levam a informação mais atualizada do momento, para podermos implementar em nossas atividades.

Quanto ao tema abordado na palestra, "Sua recria já começou há tempos", de modo geral, está vinculado a uma gestão de resultados. Pois, sem conhecimento de números e processos de trabalho, dentro do seu sistema, você não consegue mensurar nada e, dessa forma, não sabe onde estão seus ganhos ou perdas. Desse modo é difícil descobrir seus pontos fortes para assim potencializá-los, ou seus pontos fracos, para melhorá-los.

Além da gestão de resultado, falarei das ferramentas de melhoramento genético, como por exemplo, as diferenças esperadas na progênie (DEPs), ferramenta disponível no mercado.

Se considerarmos o custo fixo de todo tipo de nutrição realizada numa recria, ele será o mesmo. Agora, se seu animal possuir genética superior capaz de entregar 10, 20, 50 ou até 100 gramas a mais por dia, com certeza isso fará toda a diferença no seu negócio. Se você não estiver realizando a gestão do negócio e não conhecer seus processos, automaticamente, você não terá como compilar todas as suas informações ficando impossível concorrer com o time de pecuaristas que têm todos os dados na mão e sabe aonde quer chegar.

Scot Consultoria: Rodrigo, conte-nos brevemente sobre a história da Tulipa Agropecuária. O que mudou nos objetivos da empresa ao longo desses anos?

Rodrigo Brüner: Quando começamos, há 26 anos atrás, nossa intenção era única e exclusivamente produzir bezerros para atender o confinamento de meu pai, localizado em Itumbiara e, naquela época já existiam dificuldades para encontrar animais de qualidade para atender seu confinamento. Então, adquirimos a fazenda Tulipa, no município de Campinorte, cerca de 600 km a frente da região de Itumbiara.

Nossa intenção era só criar ali, à priori, um pouco de gado de cria para atender a demanda para o confinamento. Mas logo no segundo ano, percebemos que se não selecionássemos as vacas, não conseguiríamos ter uma desmama homogênea e por consequência, uma boiada homogênea para engorda. De maneira resumida, partimos para realização de melhoramento genético em nossas vacas e diante disso, entramos para um programa de melhoramento, o programa Delta Gen.

Hoje, a genética é ponto primordial dentro de nosso negócio, com mais de sessenta touros em coleta e já há dois ou três anos, com o touro número um no sumário. Então basicamente, nossa história é essa. Tocávamos uma fazenda voltada única e exclusivamente para a produção de carne e hoje, além disso, somos produtores de genética.

Scot Consultoria: Quais são as ferramentas existentes hoje no mercado que colaboram com melhores resultados para recria? Qual o maior desafio desse sistema no Brasil hoje?

Rodrigo Brüner: As empresas de nutrição, de modo geral, já possuem vários protocolos de nutrição pra extrair o máximo de ganhos de animais que se encontram em recria, podendo realizar um processo mais intensificado ou menos dependendo da estratégia. Acredito que hoje os softwares de gestão das empresas de nutrição podem entregar produtos que conseguem extrair o melhor desempenho do animal dentro do sistema.

Agora, o maior desafio no Brasil hoje, para mim, é a qualidade dos animais disponíveis para a recria. Nosso país ainda é um país onde somente 14% das vacas são inseminadas então se partirmos do princípio que, apenas essas vacas estão sendo inseminadas com touros melhoradores, constatamos que apenas 14% do rebanho nacional possui genética capaz de expressar um pouco mais do que a média. Porém, em contrapartida, quando caímos para os touros de repasse, o que possuímos de touros melhoradores no mercado não atende à demanda. O maior desafio no meu ponto de vista, é aumentar a taxa de inseminação e o uso de touros melhoradores, pois hoje ainda no sistema encontram-se animais que são filhos de boi de boiada.

Scot Consultoria: Quais pontos devem ser aprimorados para que o Brasil alcance seu potencial produtivo? Quais características a Tulipa Agropecuária têm buscado em seu rebanho?

Rodrigo Brüner: Tratar a fazenda como uma empresa é fundamental. Devemos hoje ter uma gestão profissional do nosso negócio. Creio que este deva ser o ponto crucial a ser aprimoramento para que o Brasil alcance o máximo do seu potencial produtivo. O sistema de gestão de propriedade deve ser melhorado, medir mais para ser cada dia mais produtivo. Dentro do meu rebanho o que busco é a precocidade sexual. Fizemos um trabalho muito forte nesse sentido e hoje, a grande procura é pela precocidade sexual das fêmeas e de acabamento dos machos.

Scot Consultoria: Sabendo-se importância dos programas de melhoramento na pecuária, qual a visão do produtor de hoje? Há muito que difundir sobre conceitos de genética?

Rodrigo Brüner: Hoje, em nosso rebanho não utilizamos qualquer indivíduo que não tenha saído de um programa de melhoramento. Atualmente o produtor já tem consciência da importância do uso de um indivíduo oriundo de um programa de melhoramento, não importando qual programa, porém, criterioso, consolidado, com DEPs geradas confiáveis. Na minha opinião, os produtores de hoje que querem realmente ser eficientes, utilizam sêmen ou reprodutores de animais que são originados de algum programa de melhoramento genético.

Hoje um indivíduo é capaz de gerar de 23 a 24 DEPs, ou seja, é um conceito que pode ser explorado, pois você pode ter animais voltados para melhoramento e qualidade de carne ou única e exclusivamente para desempenho, precocidade sexual, musculatura, área de olho de lombo etc.

Há várias DEPs disponíveis no mercado, e acredito que há muito espaço para se difundir e trabalhar esses conceitos.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja