• Terça-feira, 23 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Para onde direcionar o olhar na criação


Quinta-feira, 12 de abril de 2018 - 06h00

Foto: Scot Consultoria


Para produzir bezerros de qualidade, é de extrema importância que o produtor preste atenção no animal que irá gerar esse bezerro, a matriz.


A seleção será um dos temas abordados durante o Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria, que acontecerá de 17 a 20 de abril, em Ribeirão Preto-SP e Barretos-SP. Para ministrar a palestra, convidamos o especialista em melhoramento genético Rodrigo Brüner.


Rodrigo é administrador agropecuário das Fazendas do Grupo Tulipa Agropecuária, onde desenvolve um trabalho de melhoramento genético no Nelore há 23 anos. Como sistema de seleção, participa do programa de melhoramento genético da DeltaGen, do qual é o atual presidente.


Para dar uma “palinha” do que abordará durante o evento, entrevistamos Brüner a respeito de sua palestra: “Nutrição + genética: em busca da vaca perfeita”. Veja a entrevista na íntegra e para mais informações sobre o evento acesse, www.confinamentoerecria.com.br.


Scot Consultoria: Rodrigo, o senhor poderia comentar conosco o que será discutido em sua palestra?


Rodrigo Brüner: Nós vamos abordar como suplementar o animal do desmame até a novilha se transformar em uma matriz de sucesso dentro da fazenda. Muitas vezes o pecuarista desmama o animal e esquece dele, o abandona. E na verdade uma boa vaca é gerada desde o ventre. Não é só a genética, mas também a parte nutricional, é preciso alimentar o feto, para que o mesmo tenha desenvolvimento de todas fibras musculares e tenha aporte necessário para se tornar uma boa mãe no futuro.


Vamos falar de maneira geral de todas as fases, mostrando os custos, e quanto isso é mais oneroso que um tratamento tradicional, porém, também demonstraremos todos os benefícios advindos.


De modo geral é uma escolha, se o produtor opta por fazer de uma maneira o resultado é um, se ele investir mais, o resultado é outro. Digo investimentos em tecnologia e gestão, que também são muito importantes, pois não adianta investir em tecnologia e deixar de lado a gestão. Se você não gerir melhor seus negócios com alto investimento, automaticamente, o prejuízo também vai ser maior.


Scot Consultoria: Desde 1985 a Tulipa Agropecuária seleciona animais superiores, o que mudou nos objetivos de seleção do projeto de lá para cá, Rodrigo?


Rodrigo Brüner: Quando o projeto começou, tínhamos um foco inicial, que era única e exclusivamente produzir animais que iriam ser terminados em uma outra propriedade nossa de engorda destinados ao confinamento.


Logo na segunda ou terceira geração, notamos que não adiantava direcionar o olhar somente para os animais destinados ao abate, e começamos a sentir a necessidade de produzir uma boa matriz, de produzir uma boa vaca.

Isso porque os ganhos não estavam no final da cadeia, quando eu abatia o boi, os ganhos estavam na hora em que eu desmamava um bezerro com uma arroba mais pesada que o outro. Esse bezerro no final do ciclo, me dava um retorno maior que essa uma arroba quando comparado com os outros que eram desmamados mais leves.


Então começamos a notar que não era apenas produzir um bezerro, existia a necessidade de ter uma fêmea de qualidade, que produzisse bezerros com padrões homogêneos.


Scot Consultoria: Falando sobre a pressão genética para precocidade sexual de fêmeas Nelore, como a Tulipa trabalha para selecionar esta característica? Você acha que essa é a chave para melhorar a eficiência da cria?


Rodrigo Brüner: Ao longo do trabalho que estamos desenvolvendo, chegamos em um ponto, passado praticamente dez anos em que vínhamos trabalhando com melhoramento genético, diante de todos os processos de seleção que fazíamos, notamos que tínhamos animais com uma ‘forma’ pronta, só precisávamos lapidar. Adicionar mais precocidade, conformação ou músculo, por exemplo. E nesse momento, queríamos ter uma evolução rápida, conseguir novos resultados, e há 10 anos ninguém falava em genômica ainda, quando pegávamos touros mais jovens, a acurácia desses eram baixas, então tinha um risco muito grande em usar essa tecnologia.


Diante disso, começamos a desafiar as novilhas precocemente, afim de diminuir o intervalo de geração na matriz. Então desenhamos esse projeto para esse desafio de precocidade sexual, pois também queríamos identificar esse gene no animal e multiplicar ele em larga escala, para que pudéssemos ter a diminuição do intervalo de geração com alta eficiência.


Tem muita gente que se engana com nosso projeto, achando que estamos de olho apenas na precocidade, porém, isso é incorreto. A precocidade sexual para nós é apenas o ponto de partida. Para nós é de extrema importância que a vaca tenha precocidade sexual, porém, se ela não tem habilidade materna ou não reconceba, não adianta, ela é descartada.


Ao longo desses dez anos, a gente conseguiu colher ótimos resultados. As vacas que pertencem ao núcleo precoce, em comparação às vacas que não pertencem ao núcleo precoce, desmamam bezerros ajustados aos 205 dias na ordem de 9kg a mais do que as que não são precoces. E elas emprenharam sete pontos percentuais a mais na média dos últimos 3 anos, se isolarmos o último ano essa média sobe, mas prefiro fazer a média dos últimos 3 anos.


Scot Consultoria: E existe receita para emprenhar novilhas com menos de 14 meses?


Rodrigo Brüner: Existe. Em primeiro lugar precisamos dar condição e ambiente adequado para o animal. Costumamos dizer um jargão ‘Não existe almoço de graça’. Você pode ter o melhor pacote genético possível, mas se o animal não tem ambiente ele não vai conseguir expressar seu potencial.


Então, para quem queira fazer precocidade sexual, é primordial que tenha ambiente, manejo e sanidade. Sem essas três coisas é melhor nem trabalhar a precocidade, pois do contrário o prejuízo vem.


A novilha precoce é muito exigente, pois está em fase de crescimento e desenvolvimento e nós queremos que ela entre em gestação e parição e queremos que ela reconceba para que tenha um novo bezerro.

São muitas as exigências para um animal que tem apenas dois anos de idade, então se não dermos ambiente, manejo e sanidade adequada é melhor não investir nisso. Para mim a receita é essa.


E não adianta o contrário, você pode conceder tudo ao animal, porém se ele não tiver uma genética favorável a isso, você não vai conseguir o mesmo resultado. Hoje temos 75% de prenhez nessa categoria, desafiamos 100% das novilhas e não existe indução de puberdade.


Scot Consultoria: Hoje quais são as características que os pecuaristas mais têm buscado fixar em seu rebanho? Ou seja, qual rumo nossa pecuária está seguindo?


Rodrigo Brüner: O nosso animal sai com 23 características disponíveis para o pecuarista buscar, mas eu vejo duas características mais fortes, que tem maior procura. A precocidade é a primeira. Se a vaca não emprenha não existe bezerro, boi magro, e etc., então o produtor está em busca da precocidade.


E o segundo ponto, esse é mais voltado para o produtor de ciclo completo, pois eles querem que as características andem atreladas, que o animal tenha um bom D400, que nada mais é do que quantos dias para atingir 400kg de peso perante a média da população. Essa característica irá refletir em dias a menos no confinamento, gastando menos diárias ou ficando com as mesmas diárias, porém, saindo com pesos maiores.


Scot Consultoria: Por fim, você acredita que há um grande potencial de mercado disponível para os programas de melhoramento ou ainda há muito que difundir os conceitos de genética entre os produtores comerciais?


Rodrigo Brüner: É um mercado gigantesco, e acredito que ainda há um mercado muito inexplorado. E em minha opinião os programas de melhoramento de uma maneira geral, deveriam de uma certa forma se unir e ter uma maneira de levar isso ao mercado de um único jeito. Tem muita gente que diz que isso nunca vai acontecer no Brasil, mas eu acredito que devíamos ter um sumario único, com uma forma de avaliação única, porque assim seria muito mais fácil para nós explicarmos para o produtor.


Hoje, eu vejo pela maioria dos meus clientes, que eles compram de mim, não por eu estar no programa A ou no programa B, eles compram pela credibilidade, pelo modo de gerar os números, pela coleta segura de dados, e transparência. Isso é um fator de colabora com o crescimento e confiança.


Mas eu acredito que se fosse como é nos Estados Unidos, com um sumario único, uma maneira única de levar informação ao consumidor, seria muito mais fácil.


Entrevistado:



Rodrigo Brüner, administrador agropecuário das Fazendas do Grupo Tulipa Agropecuária



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja