• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Veja o primeiro compilado de entrevistas concedidas no Encontro de Analistas da Scot Consultoria


Segunda-feira, 6 de janeiro de 2014 - 16h34

No Encontro de Analistas da Scot Consultoria, realizado no final de 2013, o bate papo não ficou só no auditório.


Compilamos algumas entrevistas durante os intervalos, confira algumas delas!


Entrevista com Pedro Veiga


Pedro Veiga é zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa, possui mestrado, doutorado e pós-doutorado e atuou como professor da Universidade Federal de Viçosa na área de cadeia produtiva da carne de 2006 a 2013. Atualmente é Gerente Global de Tecnologia de Bovinos de Corte da Cargill/ Nutron.


Scot Consultoria: Como anda a questão da engorda de fêmeas em confinamento? É economicamente viável? Esta pode ser uma tendência no futuro?


Pedro Veiga: A fêmea tem uma peculiaridade, ela ganha menos peso que o macho, tem uma eficiência alimentar pior e deposita gordura mais cedo e mais rápido. Isso faz com que o custo arroba ganho no confinamento seja um pouco mais caro. O que vai definir a economicidade de engordar uma fêmea ou não vai ser o valor de compra dela, por exemplo, a fêmea de descarte normalmente você engorda rapidamente e solta para o mercado. Outro mercado interessante são as fêmeas jovens, novilhas, que tem um peso mínimo de 14 - 15@, alguns frigoríficos pagam adicional de preço até preço de boi, então neste sentido esta fêmea vale a pena. Mas no geral é um animal que tem o custo da arroba mais caro, pelo ganho mais lento de peso.


Scot Consultoria: O que você achou do evento? Qual a importância dele para o setor?


Pedro Veiga: Um evento como o Encontro de Analistas é muito importante, ainda mais por ser no final do ano, quando todo mundo está se preparando para 2014 e, procurando um direcionamento, um rumo para se planejar. Além disso, vocês da organização escolheram uma data muito boa, porque vem num momento que ajuda a definir tendências.


Entrevista com Maria Gabriela Tonini


Maria Gabriela Tonini é veterinária, atuou como consultora na Scot Consultoria e atualmente é coordenadora  técnica da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne).


Scot Consultoria: O ano de 2013 foi bom para as exportações brasileiras de carne bovina. Qual a expectativa para 2014 e quais fatores poderiam manter os embarques brasileiros aquecidos ou esfriar as vendas no mercado internacional?


Maria Gabriela Tonini: Nós temos uma perspectiva de aumento, mas ainda estamos fechando as estimativas para o próximo ano. Em breve daremos uma coletiva de imprensa com maiores detalhes, mas temos vários mercados que estão sendo reabertos e, são muito importantes para o mercado brasileiro, como o Irã e o Iraque que entram na fila dos maiores compradores do Brasil.


 


Scot Consultoria: O que você achou do evento? Qual a importância deste evento para o setor?


Maria Gabriela Tonini: É um momento único para que eu possa me atualizar das condições do mercado, de maneira rápida, simples e com profissionais de alto gabarito.


 


Entrevista com Sebastião Costa Guedes


Sebastião Costa Guedes é médico veterinário pela Universidade de São Paulo e atualmente é Presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC)


Scot Consultoria: Em 2013, no segundo semestre até novembro, a arroba do boi gordo ficou acima, em valores reais, do registrado em 2012. Grande parte disso, sustentado pelo consumo aquecido. O ciclo pecuário atual irá durar somente um ano e meio? Ou o confinamento menor em 2013 foi o fator que interrompeu o desenho do ciclo momentaneamente? Deve haver maior remuneração real em 2014?


Sebastião Costa Guedes: O confinamento teve sua importância e não resta a menor dúvida, mas eu acho que é uma questão de ciclo. Eu acho que não nos acostumamos com a ideia do avanço da agricultura em cima das terras que eram da pecuária, mas é uma realidade. A pecuária vai ficar mais reduzida até por questões de ganho, e a carne bovina no mundo vai ficar cada vez mais cara. Não podemos perder a visão da carne moída, dos hambúrgueres, enfim... que é onde conseguiremos uma carne mais barata. No entanto, a carne tem perspectivas positivas, ainda mais para quem usa de tecnologia. A remuneração real em 2014 deve ser melhor, mas não acentuadamente, será de uma forma mais sutil.


Scot Consultoria: O que você achou do evento? Qual a importância deste evento para o setor?


Sebastião Costa Guedes: É muito importante para o setor, a Scot está de parabéns. Participei de um evento recente em Cuiabá e fiquei impressionado pela qualidade dos palestrantes e dos debatedores. Também fui a um em Ribeirão Preto e hoje aqui é mais um dia de sucesso, vocês têm uma grande característica, vocês mesclam os setores e discutem a realidade do mercado e, a realidade é a única verdade.


Entrevista com Vinicius Saragiotto


Vinicius Saragiotto é economista pela Universidade de São Paulo e atualmente atua na área na Agropecuária Felicidade.


Scot Consultoria: Qual a expectativa para o confinamento em 2014?


Vinicius Saragiotto: A expectativa é boa, estamos acompanhando os custos do grão, principalmente para conseguirmos ter uma margem favorável no mercado. Acreditamos que em 2014 o mercado esteja aquecido, inclusive as perspectivas para nosso confinamento é no aumento do número de cabeças.


 


Scot Consultoria: Qual a saída da pecuária de corte para "cobrir" o custo de oportunidade com a agricultura? Não há saída, ser agricultor é mais rentável?


Vinicius Saragiotto: Eu acredito que isto depende muito da especificidade de cada fazenda e a saída para pecuária é a intensificação, o aumento de arrobas por hectare, tanto com confinamento quanto com semiconfinamento ou o rotacionado, isso depende da fazenda. Acho também interessante e importante a integração com a agricultura e com a silvicultura, favorável inclusive para a correção de solo.


Na nossa especificamente, estamos buscando o rotacionado, principalmente pela quantidade de chuvas que temos na região, então buscamos bastante semiconfinamento.


Scot Consultoria: O que você achou do evento? Qual a importância deste evento para o setor?


Vinicius Saragiotto: É um debate em alto nível no país e a Scot é pioneira neste campo e nós buscamos sempre acompanhar as tendências. Aqui é o lugar ideal para acompanharmos direitinho o mercado da pecuária.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja