• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro de Confinamento entrevista o palestrante Pedro Henrique Luz


Quarta-feira, 20 de março de 2013 - 09h59


Nos dias 3, 4 e 5 de abril acontecerá o tradicional Encontro de Confinamento da Scot Consultoria, em Ribeirão Preto-SP, onde o melhor time de analistas de mercado e de técnicos do setor discutirão o que será possível e o que será impossível para os confinadores nesta temporada.


O encontro é uma referência de mercado e vem sendo realizado há vários anos, concentrando profissionais de toda a cadeia pecuária.


O evento reunirá os principais agentes-chave da pecuária brasileira para expor, de forma clara e objetiva, as tendências de mercado: principais ferramentas de proteção de preço, estratégias de manejo, mercado de grãos, nutrição de animais, reforma de pastagens, custos do confinamento, entre outros.


Mais informações em www.scotconsultoria.com.br/encontroconfinamento/


Um dos palestrantes será o engenheiro agrônomo Pedro Henrique Luz, professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA-USP).


Sua palestra abordará tratamento de dejetos no confinamento.


Para saber um pouco sobre a palestra, leia a entrevista que ele concedeu à organização do Encontro de Confinamento da Scot Consultoria.


Entrevista com Pedro Henrique Luz


Scot Consultoria: As preocupações com a preservação do meio ambiente vêm de encontro ao tratamento dos resíduos da produção agropecuária. A adoção de sistemas para tratamento dos dejetos está sendo feita corretamente?


Pedro Henrique Luz: A adequada utilização dos resíduos da produção agropecuária, considerando-se os aspectos ambientais, principalmente para as dejeções dos animais em confinamento, pode ser feita por mais de uma maneira. A produção de fertilizante orgânico ou organo-mineral através do processo da compostagem é uma boa alternativa, pois está embutido o conceito da reciclagem dos nutrientes, o que confere um caráter de sustentabilidade ao sistema de produção de carne em confinamento.


 


Scot Consultoria: Quais as alternativas que apresentam melhor relação custo/benefício para o tratamento de dejetos nos confinamentos?


Pedro Henrique Luz: Atualmente a utilização dos dejetos de bovino oriundo de confinamento na reciclagem de nutrientes, como "fertilizante" pode ser uma interessante forma, uma vez que os custos das commodities dos fertilizantes minerais apresentaram nesses últimos anos tendência de aumento. A determinação do equivalente "fertilizante mineral"- N:P2O5:K2O revelou valores na ordem de R$ 40,00 a 45,00/t de esterco de confinamento. Além disso, o fato de retornar os nutrientes que vieram da alimentação animal para o solo tem um apelo forte de sustentabilidade. Outra maneira seria o tratamento através de biodigestores, que vão gerar energia através da produção de gás, e material orgânico oriundo da biodigestão que poderia voltar para o sistema de produção de plantas.


 


Scot Consultoria:O tratamento de dejetos nas atividades agrícolas é determinado por lei?


Pedro Henrique Luz: Para a utilização de subprodutos da agroindústria e da produção pecuária, deve-se atentar para a legislação pertinente a cada caso. De modo geral, devem ser consultadas:


  • Norma ABNT 10.004 que trata da classificação de resíduos sólidos (ABNT, 2004);
  • Instrução Normativa nº 23 (MAPA, 2008a);
  • Instrução normativa nº 64 (MAPA, 2008b).

 


Scot Consultoria: Como ganhar dinheiro com o tratamento de dejetos?


Pedro Henrique Luz: No caso de sistemas de criações animais os fertilizantes orgânicos gerados (compostagem e biodigestor), a partir dos dejetos podem ser comercializados, bem como a energia elétrica (biodigestor) produzida para consumo próprio e/ou venda, geram economia nas despesas da empresa. A própria reciclagem de nutrientes, em sistemas pastejo ou para produção de grãos e silagem para alimentação animal, implica em economia nos custos de produção por si só, uma vez que os fertilizantes minerais vêm sofrendo grande valorização, como dito acima. A redução de custos traduz-se em aumento de lucratividade.


 


Scot Consultoria: Além de adubação e biodigestores, qual outra solução para os dejetos?


Pedro Henrique Luz: Partindo do pressuposto que a adubação seria "reciclagem de nutrientes" poderíamos nessa modalidade englobar:


  • Compostagem aeróbica e anaeróbica;
  • Fertirrigação;
  • Vermicompostagem.

Além dessas alternativas poderíamos considerar:


  • Lagoas de tratamento;
  • Substrato para produção de mudas.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja