• Sábado, 21 de fevereiro de 2026
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Prognóstico climático para a última dezena de fevereiro

Volumes seguem elevados no Norte e em parte do Centro-Oeste, enquanto o Sul e a faixa Leste do Nordeste devem registrar os menores acumulados no período.


Foto por: Bela Magrela

Foto por: Bela Magrela

Região Norte

No acumulado dos últimos 10 dias de fevereiro, o mapa indica volumes elevados e bem distribuídos na região. Amazonas, Acre e Rondônia deverão registrar acumulados entre 75mm e 125mm, com os menores volumes concentrados no Sul de Rondônia e no Norte do Amazonas.

Roraima e Amapá devem apresentar os menores acumulados, em torno de 30mm e 70mm, respectivamente.

No Pará, assim como nas últimas semanas, o Noroeste do estado tende a registrar os menores volumes, não superando os 80mm, com áreas do extremo Noroeste podendo ficar na casa dos 40mm. Já as demais regiões do estado devem ser mais favorecidas, com acumulados superiores a 100mm, podendo alcançar 150mm.

No Tocantins, as chuvas tendem a ocorrer de forma mais uniforme e bem distribuída, com acumulados variando entre 120mm e 150mm.

Região Nordeste

De acordo com o mapa, áreas mais a Leste da região tendem a registrar volumes de chuva inferiores em comparação às áreas mais centrais e a Oeste. Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas, além do Leste da Bahia, devem apresentar acumulados entre 25mm e 70mm (quanto mais próximo do litoral, menores tendem a ser os volumes; à medida que se avança para o Oeste, os acumulados aumentam).

Já nas demais áreas da Bahia, bem como no Maranhão e no Piauí, as chuvas devem ser mais frequentes e volumosas, com acumulados entre 95mm e 125mm.

Região Centro-Oeste

Mato Grosso e Goiás tendem a registrar chuvas mais volumosas e bem distribuídas, com acumulados entre 90mm e 125mm na maior parte dos estados. No extremo Sudoeste de Mato Grosso, os volumes podem ser menores, ficando na casa dos 70mm.

Já em Mato Grosso do Sul, as chuvas devem ser menos abrangentes e menos volumosas, com acumulados entre 50mm e 80mm. Os maiores volumes serão esperados no Norte do estado, enquanto o Sudeste deve registrar os menores acumulados.

Região Sudeste

Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro devem ser mais favorecidos pelas chuvas em relação a São Paulo. Não há indícios de grande variação nos volumes dentro desses estados, com acumulados previstos entre 95mm e 125mm. Nos estados litorâneos, quanto mais próximo do mar, menores tendem a ser os volumes.

Em São Paulo, os acumulados devem ser menores, variando entre 50mm e 80mm. As áreas mais próximas à divisa com Minas Gerais tendem a registrar maiores volumes e, à medida que se avança para o Sul do estado, os volumes de chuva diminuem.

Região Sul

Na região Sul, o viés ainda é de chuvas mais modestas. Entre os três estados, os volumes tendem a ser semelhantes e não devem superar os 65mm, havendo áreas em que o mapa indica máximas próximas de 35mm no período.

Figura 1.
Mapa de precipitação total prevista de 18/2/2026 até 28/2/2026 (mm).

Fonte: Global Ensemble Forecast System(GEFS) - NCEP/NOAA

<< Notícia Anterior
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja