• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Leite - Leite para quem?


Terça-feira, 31 de janeiro de 2023 - 06h00

Foto: Shutterstock


É de notório que o consumo de leite traz benefícios nutricionais ao ser humano, por ser fonte de proteínas, gorduras e minerais. Assim, o consumo de leite é importante no combate à fome e à subnutrição.


O consumo médio mundial é de aproximadamente 112 litros/habitante/ano. O país que se destaca é a Finlândia, cujo consumo médio é de 431 litros/pessoa.


Dos 20 países com maior consumo per capita, 18 deles estão no continente europeu e dentre os 20 países com menor consumo, 15 deles são do continente africano.


Figura 1.
Estimativa de consumo de leite per capita, por país, em 2022.

Fonte: World Population Review / Elaborado pela Scot Consultoria


Diversas são as recomendações de consumo de leite diária, de acordo com cada país.


O Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da Austrália recomenda o consumo de 625 ml/dia de leite – ou de seus derivados – por dia, para adultos entre 19 e 50 anos.


Nos EUA, a recomendação de consumo para um adulto é de 732 ml/dia de leite (Departamento de Saúde e Serviços Humanos – EUA).


No Brasil, recomenda-se que adultos consumam 600 ml de leite por dia (Secretaria de Atenção à Saúde).


Relação renda:consumo

O consumo de alimentos está atrelado ao poder aquisitivo. Quando o preço sobe, o consumidor com menor poder de compra tende a optar por alimentos de menor preço.


Para os produtos lácteos o cenário não é diferente, quanto maior a renda, maior é o consumo de lácteos.


O consumo brasileiro per capita de leite UHT foi de 123,5 litros em 2022, decrescente desde 2021, mas 52,7% maior que em 2004. É o menor consumo desde 2013.


Figura 2.
Quantidade de leite comprada com um salário mínimo (eixo da esquerda) e consumo per capita de leite UHT, em litros (eixo da direita). O salário mínimo e a cotação do leite no varejo foram deflacionados pelo IGP-DI.

Fonte: USDA e Scot Consultoria


O consumo de leite e a quantidade de litros comprados com um salário andam juntos, a tendência é bastante similar. Desta forma, quando o poder de compra do consumidor é maior, é possível comprar mais litros de leite com um salário, o consumo aumenta e o contrário também é verdadeiro.


Nos anos da pandemia (a partir de 2020), o aumento do salário mínimo não foi suficiente para acompanhar o aumento da cotação do leite UHT.


O consumo caiu nestes anos, não só pela descapitalização da população, mas também devido às escolas que não funcionaram, à indústria hoteleira que ficou fechada ou com poucos hóspedes durante um longo período, além de restaurantes fechados por um bom tempo.


Tudo isso atrapalhou o bom andamento da economia e prejudicou o consumo, não só de lácteos, mas de outros alimentos também.


Finalmente, visto que o consumo de leite está atrelado ao poder de compra do consumidor, a expectativa é de melhora no consumo em 2023, uma vez que as projeções econômicas estão positivas e o retorno das atividades cotidianas – escolas, viagens e restaurantes – à normalidade.


Referências Bibliográficas


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 210 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2008.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.


DAIRY AUSTRALIA (Austrália). What is the recommended daily intake of milk for an adult? What is the recommended daily intake of cheese for an adult? 2021. Disponível em: https://www.dairy.com.au/dairy-matters/you-ask-we-answer/yawa-28---what-is-the-recommended-daily-intake-of-milk_cheese-for-an-adult. Acesso em: 25 jan. 23.


MULLIE, Patrick et al. Daily milk consumption and all-cause mortality, coronary heart disease and stroke: a systematic review and meta-analysis of observational cohort studies. Bmc Public Health, Bethesda, v. 16, n. 1, dez. 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5143456/#:~:text=Milk%20consumption%20is%20recommended%20by,d%20of%20milk%20%5B1%5D. Acesso em: 25 jan. 23.


MUNIZ, Ludmila Correa et al. Consumo de leite e derivados entre adultos e idosos no Sul do Brasil: um estudo de base populacional. Ciência & Saúde Coletiva, Pelotas, v. 12, n. 18, p. 3515-3522, jan. 2013. Disponível em: https://scielosp.org/pdf/csc/2013.v18n12/3515-3522/pt. Acesso em: 25 jan. 23.


WORLD POPULATION REVIEW. Milk consumption by country. 2023. Disponível em: https://worldpopulationreview.com/country-rankings/milk-consumption-by-country. Acesso em: 25 jan. 2023.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja