× Faltam XX dias XX horas XX minutos e XX segundos para o EIP 2025! Entenda mais sobre o caso
  • Sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Produção e oferta de carne bovina na China: a demanda cresce mais do que a oferta!

Até agosto, as compras de carne bovina in natura brasileira pela China somaram 948,2 mil toneladas.


O consumo de carne bovina na China tem crescido muito acima da capacidade de produção do país asiático, o que eleva a necessidade de importação.

A expectativa para 2025, segundo dados de abril do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), é que a produção de carne bovina chinesa alcance 7,7 milhões de toneladas em equivalente carcaça, 21,9% acima do observado em 2017 (6,4 milhões de toneladas). No mesmo período, o consumo no país aumentou 59,7%, com previsão de chegar a 11,6 milhões de toneladas neste ano.

Figura 1.
Evolução da produção e do consumo de carne bovina na China, em milhões de toneladas em equivalente carcaça, de 2017 até 2025*.
*expectativa.
Fonte: USDA. Elaboração: Farmnews.

Em 2017, a diferença entre a demanda e a oferta de carne bovina na China era de 0,9 milhão de toneladas em equivalente carcaça, ou seja, o país asiático precisava importar quase 1,0 milhão de toneladas para suprir sua demanda interna naquele ano. Para 2025, a expectativa é que a necessidade de importação de carne bovina pelo país, alcance patamares próximos de 4,0 milhões de toneladas (figura 1).

Nesse contexto, vale lembrar que as importações de carne bovina brasileira pela China atingiram patamares recordes em 2025.

Até agosto, as compras de carne bovina in natura brasileira pelos chineses somaram 948,2 mil toneladas, alta de 19,6% em relação ao mesmo período de 2024 e recorde para o intervalo.

Pois é, e além da China, outros países têm aumentado a demanda pela carne bovina do Brasil, em especial México e Rússia, enquanto novos mercados estão surgindo, como Indonésia, Vietnã e, em breve, o Japão.

Em suma, a carne bovina brasileira nunca foi tão disputada no mercado internacional, com expectativa de atingir uma nova máxima para o mês de setembro e com preços em alta.

Ivan Formigoni

Zootecnista, doutor pela USP-FZEA e fundador da Farmnews.

<< Notícia Anterior
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja