Entre janeiro e julho, as exportações para o Uruguai somaram 20,8 mil toneladas, aumento de 14,5% em relação ao mesmo período de 2024, o maior volume já registrado para o intervalo.
O Farmnews tem destacado o aumento no ritmo de compras dos países importadores de carne bovina do Brasil, incluindo aqueles que tradicionalmente não figuravam entre os principais compradores, mas que vêm apresentando forte crescimento na demanda, como a Argentina e o México.
Além desses países, o Uruguai, que tradicionalmente não é um comprador relevante, vem aumentando ano a ano a demanda por carne bovina brasileira (figura 1).
Figura 1.
Compras de carne bovina in natura do Brasil pelo Uruguai, entre janeiro e julho, em mil toneladas.
Fonte: Comex / Elaboração: Farmnews
Temos destacado a maior disputa pela carne bovina brasileira no mercado internacional, em um cenário de preços globais em patamares recordes e demanda crescente. Como resultado, o preço do produto brasileiro tem aumentado no mercado externo.
É interessante observar também que enquanto vendemos mais carne bovina para o Uruguai, no sentido oposto temos importado menos produto de origem uruguaia (figura 2).
Figura 2.
Compras de carne bovina in natura do Uruguai pelo Brasil, entre janeiro e julho, em mil toneladas.
Fonte: Comex / Elaboração: Farmnews
O Brasil segue fortalecendo sua presença no mercado externo, com a demanda tendendo a se manter aquecida.
Zootecnista, doutor pela USP-FZEA e fundador da Farmnews.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos