• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Gastos públicos não melhoram a produtividade


Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 - 14h53

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


Por Ligia Filgueiras


O governo federal assim como prefeitos e governadores costumam afirmar que os gastos do setor público aumentam a produtividade do trabalho. No entanto, não há nenhuma relação entre as despesas públicas e a produtividade no mercado de trabalho, segundo Melissa Yeoh, professora assistente de economia da Berry College, e Dean Stansel, professor associado de economia da Florida Gulf Coast University.


Yeoh e Stansel usam três modelos econométricos para determinar se existe uma relação entre gastos públicos e a produtividade do mercado de trabalho no setor industrial.Embora outros estudos tenham examinado estados ou países, este é o primeiro estudo que examina os gastos municipais.


Ele usa um conjunto de dados que inclui informações sobre 45 das maiores cidades dos Estados Unidos entre 1880 e 1920.


Os modelos levam em conta a despesa pública, o capital privado, o ano, a população da cidade, o tamanho da cidade, os salários reais e a fragmentação étnica. Yeoh e Stansel também consideraram os trabalhadores que não residem na cidade em que trabalham em casos específicos em que os dados não se encaixam com médias gerais de uma determinada cidade.


De acordo com sua regressão multivariada, os autores relatam que não encontraram uma relação positiva entre as despesas públicas e a produtividade.Apesar de analisarem um período de rápida expansão, tanto da despesa pública quanto da produtividade, os resultados obtidos por Yeoh e Stansel mostram que níveis mais elevados de despesas públicas produtivas por prefeituras não têm impacto estatisticamente significativo sobre a produtividade do trabalho no setor industrial.Para cada dólar gasto com despesas públicas, a produtividade do trabalho não teve aumento até um determinado valor.


Os resultados são compatíveis com outros achados e têm implicações importantes para osformuladores de políticas públicas quando se consideram as questões políticas do momento.


Entre 2007 e 2012, os gastos federais dos EUA cresceram mais de US$1,00 trilhão numa tentativa de melhorar as condições econômicas.Os resultados obtidos por Yeoh e Stansel mostram que os gastos em projetos de infraestrutura em nível estadual e municipal, junto com outros gastos públicos, não produzem os benefícios desejados.Os autores dizem que uma estratégia eficaz para os municípios revitalizarem sua economia é manter a carga fiscal baixa.


Fonte: Cato Institute. Por Melissa Yeoh e Dean Stansel. 21 de fevereiro de 2013. 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja