• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O leite na Argentina está mais caro que na Europa


Terça-feira, 5 de fevereiro de 2013 - 12h12

Zootecnista pela USP – Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), consultora e pesquisadora do mercado de leite e derivados, boi gordo, reposição, grãos e insumos. Redatora da Carta Leite. Coordenadora do site da Scot Consultoria.


O preço do leite na Argentina já superou os valores em algumas capitais europeias.


Os aumentos se mantiveram acima do máximo permitido para 2011 pela Secretaria de Comércio Interior: subiram acima de 38,5% nos supermercados da capital federal.


No Brasil, se compararmos os preços da segunda quinzena de dezembro de 2012 com o mesmo período de 2011, o leite de saquinho tipo C teve queda de 9,5% no varejo e está custando R$1,90 o litro.


O litro de saquinho na Argentina supera os 4,00 pesos, enquanto em Portugal o produto é vendido por 3,49 pesos.


O aumento foi de 11% e o litro que custava 3,65 pesos ao consumidor argentino no começo do ano, já valia 4 pesos em setembro.


Em janeiro de 2013, os valores recebidos pelos produtores de leite argentinos aumentaram 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado.


Dos dezesseis principais países produtores de leite do mundo, os pecuaristas argentinos estão ranqueados como os que menos cobram pelo seu produto.


Considerando os últimos doze meses, segundo dados da Scot Consultoria, na média ponderada Brasil o produtor de leite está recebeu 3,5% mais. No pagamento de janeiro recebeu R$0,829 por litro.


Fonte: Infortambo. Por TN. 22 de janeiro de 2013.


Tradução, comentários e adaptação por Jéssyca Guerra, analista júnior da Scot Consultoria.


Colaborou Augusto Maia, graduando em Ciências Econômicas e estagiário da Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja