• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Menor oferta e entrassafra mais longa sustentam açúcar


Quarta-feira, 29 de outubro de 2014 - 17h20

Estimativas indicando entressafra mais prolongada e a menor produção de açúcar da atual temporada têm elevado os preços do cristal no mercado spot paulista desde o início deste mês. A avaliação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA).


De acordo com os pesquisadores, este cenário tem resultado em uma postura mais firme das usinas, que mantêm os valores pedidos nas negociações. Na segunda-feira, 27/10, o para o açúcar cristal, com base em São Paulo, fechou a R$48,73 a saca de 50kg, alta de 1,4% em relação à segunda anterior.


De acordo com dados da UNICA, até a primeira quinzena de outubro, 22 usinas já haviam encerrado a moagem da atual safra (2014/15) na região Centro-Sul. No mesmo período da temporada passada, apenas seis unidades haviam finalizado o processamento. Além disso, o volume de cana moída foi 23,0% inferior na mesma comparação.


Em relatório recente, o banco holandês Rabobank avaliou que o cenário para o mercado internacional é de alta nos preços. A próxima safra, que vai de outubro a setembro, deve registrar um déficit de 3,2 milhões de toneladas.


Mas, pelo menos no curto prazo, uma recuperação nas cotações da commodity ainda é limitada, já que o mercado está relativamente abastecido. O que deve dotar as variações do mercado é a volatilidade do dólar.


Fonte: Globo Rural. 28 de outubro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja