• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Parceria entre SLC e Mitsui evidencia dificuldade no mercado de terras


Sexta-feira, 12 de julho de 2013 - 08h39

O anúncio de uma nova joint venture da SLC - desta vez, com a japonesa Mitsui - para a produção de commodities agrícolas em uma área arrendada da Xingu (braço agrícola da trading Multigrain, controlada pela Mitsui) sinaliza a dificuldade de se comprar terras aos preços atuais no Brasil. A avaliação foi divulgada nesta quinta-feira (11/7) pelo HSBC Global Research em relatório ao mercado.


"Continuamos a acreditar que este é o momento para ser vendedor em vez de comprador de terras", afirmam os analistas Alexandre Falcão e Ravi Jain, que assinam o relatório. Segundo eles, a demanda por terras continua sólida, "tornando difícil a aquisição de terras a um ROIC (sigla em inglês para Retorno sobre o Capital Investido) atrativo, principalmente porque os preços das commodities estão em tendência de baixa".


Em contrapartida, os analistas criticam a estratégia de expansão por meio de arrendamentos. "Embora possa proporcionar rápido crescimento, não captura o potencial de alta decorrente da valorização da propriedade agrícola, parte fundamental do retorno no setor de agronegócios". Além disso, acrescentam, trata-se de um modelo mais arriscado, uma vez que os aluguéis precisam ser pagos mesmo em anos de rendimento menor nas lavouras.


Por essa razão, o HSBC entende que a estratégia da SLC seja temporária, "enquanto aguarda oportunidades para a compra de terras, as quais devem surgir se as margens dos produtores rurais se deteriorarem, em função da queda dos preços das commodities".


Fonte: Suinocultura Industrial. 11 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja