• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas prolongadas reduzem otimismo com safra de trigo


Quinta-feira, 27 de junho de 2013 - 09h15

As chuvas que atingem o sul do país têm atrasado o plantio do trigo em algumas regiões e, se permanecerem, podem prejudicar a quantidade e a qualidade desta safra, o que pode inclusive aumentar a importação do cereal.


O produtor Anton Gora, de Guarapuava (PR), está há 20 dias sem conseguir entrar em sua Lavoura por causa das precipitações. No início do ano, ele havia calculado aumentar sua área plantada em 10%, passando para 120 hectares com Lavoura de trigo, já que as condições de preço e as previsões climáticas na época ofereciam condições positivas para o aumento.


O otimismo do setor com a safra 2013/2014 do cereal se refletia ainda no último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que prevê que a área plantada com trigo vá crescer 9,5%, para 2,1 milhões de hectares, e a produção passe para mais de 5,5 milhões de toneladas, alta de 26,9% com relação ao período passado.


Porém, as chuvas das últimas duas semanas caíram como um balde de água fria para alguns produtores. Até terça-feira (25/6), Gora só havia conseguido plantar 10% da área prevista. Se fosse um ano de inverno seco, o plantio já deveria estar no fim.


A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná afirmou ao DCI que a situação dos produtores do sul e sudeste do estado, como é o caso de Gora, é "pontual", e antecipou que 84% da área prevista para o plantio de trigo já foi semeada. "Tivemos atrasos principalmente no norte do estado, mas hoje as áreas estão todas plantadas. Pode haver um atraso pontual no sul e sudeste, mas o atraso está dentro do esperado, não é significativo", explicou o técnico da área de trigo da Saep, Hugo Godinho.


A área de trigo plantada no Paraná cresceu mais de 15% nesta safra e representa 46,8% de todas as lavouras do cereal no país.


Fonte: DCI. Por Camila Souza Ramos. 26 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja