• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil se torna maior exportador de soja para China no ano


Quinta-feira, 23 de agosto de 2012 - 08h40

A China importou 17,08 milhões de toneladas de soja do Brasil entre janeiro e julho, e o país passou a liderar a lista de fornecedores da oleaginosa para o maior importador global do produto, de acordo com dados da alfândega chinesa divulgados nesta terça-feira (21/8).


Os desembarques de soja brasileira na China em julho somaram 3,8 milhões de toneladas, alta de 10,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. E, dessa forma, o Brasil superou momentaneamente os Estados Unidos como o maior fornecedor da oleaginosa ao país asiático.


No acumulado do ano até julho, as importações chinesas de soja do Brasil acumulam alta de 57,8%. Já os desembarques do grão dos EUA na China até o mês passado somaram 14,99 milhões de toneladas, queda de 1,77% ante o mesmo período de 2011. Neste ano, os chineses aceleraram as compras de soja do Brasil visando garantir a oferta após uma seca em lavouras do Sul brasileiro e também na Argentina.


Dependendo do período do ano, brasileiros e americanos alternam a liderança no fornecimento de soja para a China. O Brasil terminou de colher a oleaginosa há alguns meses, enquanto os EUA estão na entressafra, próximos de iniciar a colheita. Em 2012, entretanto, o Brasil ocupou espaço dos americanos, com estoques baixos nos EUA, segundo especialistas. Além disso, os EUA vêm sofrendo recentemente uma das piores secas em mais de meio século.


Brasil e EUA disputam a liderança nas exportações mundiais. Na nova safra (2012/13), se os brasileiros tiverem uma boa colheita, o país poderá superar os americanos, cuja produção foi quebrada pela seca que atinge o Meio-Oeste.


Ao todo, a China comprou no acumulado do ano até julho 34,9 milhões de toneladas, alta de 20% na comparação com o mesmo período do ano passado.


Fonte: Suinocultura Industrial. Pela Redação. 22 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja