Operações de venda direta de milho e trigo irão comercializar mais de 225 mil toneladas e serão realizadas nesta quarta-feira para regular o abastecimento e o preço dos produtos.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, faz oito operações de venda direta de estoques públicos, nesta quarta-feira, 13 de abril. Os leilões negociarão 225,2 mil toneladas de milho e trigo de diversos estados do país.
No caso do milho, 55,1 mil t serão colocadas à venda. Desse total, 31,9 mil t provêm de Mato Grosso e 15,7 mil t têm origem em Goiás. Poderão participar dos leilões avicultores, suinocultores, bovinocultores (de leite e de corte), cooperativas de criadores de aves, de suínos e de bovinos (de leite e de corte), indústrias de ração para avicultura, suinocultura e bovinocultura, indústrias de insumo para ração animal e indústrias de alimentação humana à base de milho. Tais estabelecimentos devem estar cadastrados perante a bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação, e estar em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi).
Para o trigo, serão feitas três operações para comercializar 170,1 mil t – 20,4 mil t de Mato Grosso do Sul; 2,1 mil t de Minas Gerais; 30,8 mil t do Paraná; 67,3 mil t do Rio Grande do Sul; 15 mil t de Santa Catarina e 34,2 mil t de São Paulo. Safras distintas, a partir de 2007, serão leiloadas. As condições para participar é estar cadastrado na bolsa por meio da qual o interessado pretenda realizar a operação, e estar em situação regular no Sircoi.
Desde o início do ano, foram feitos 13 leilões de venda direta de milho, com a negociação de 1,9 milhão de toneladas. Quanto ao trigo, a Conab realizará o primeiro leilão nesta quarta-feira.
Fonte:
MAPA. Por Ana Rita Gondim. 12 de abril de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>