O Ministério da Agricultura, o Banco do Brasil, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo do Reino Unido lançaram hoje o projeto Rural Sustentável, que tem a intenção de financiar projetos de produtores rurais para redução de emissões de carbono.
No anúncio do acordo de cooperação técnica entre esses órgãos, que aconteceu agora na sede do ministério, foram anunciados US$26 milhões para atender 3,7 mil agricultores de 70 municípios de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
O programa inclui treinamento de assistência técnica nas tecnologias de baixo carbono apoiadas pelo projeto, treinamento de produtores por meio de palestras e dias de campo, implantação de um total de 350 unidades demonstrativas nas cidades do projeto (50 por Estado), apoio aos produtores para tomada de crédito rural em linhas de financiamento com subsídios do governo como o ABC, o Pronamp e o Pronaf.
A ideia é contemplar pequenos e médios produtores, assentados da reforma agrária, empresas e populações tradicionais. Também entram no escopo do projeto pequenas propriedades com área de até quatro módulos fiscais e médias propriedades entre quatro e 15 módulos fiscais.
Serão aprovadas técnicas de integração lavoura pecuária floresta, florestas plantadas, recuperação de áreas degradadas com florestas ou pastagem e manejo florestal.
Na ocasião, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou que uma das metas do projeto é ampliar o atendimento do programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) para pequenos e médios produtores.
Fonte: Valor Econômico. Por Cristiano Zata. 28 de outubro de 2015.
Agro Num Instante - Episódio 515 - Carne bovina com preços em queda para junho
Mercado do boi gordo aquecido, apesar das baixas temperaturas
Encontro de Intensificação de Pastagens 2025: o lucro sumiu. Começam as investigações
Boi gordo: cotação estável para todas as categorias em São Paulo
Receba nossos relatórios diários e gratuitos