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Recordes na piscicultura argentina


Terça-feira, 23 de agosto de 2011 - 09h40

“Em 2010, a psicultura argentina apresentou recorde nas exportações, US$1,33 bilhão. Para 2011, o cenário também é promissor”, diz Oscar Fortunato, presidente do Conselho de Companhias Pesqueiras na Argentina. O setor exportou pouco mais de US$400 milhões no primeiro quadrimestre de 2011, o que representa um aumento de 40%, comparando com o mesmo período de 2010. “O aumento no volume de exportações de pescado está acontecendo paralelamente às dificuldades enfrentadas pela pecuária de corte. Mas ambos os eventos não estão, de maneira alguma, relacionados”, completa Fortunato. A indústria pesqueira argentina vem focando em novos mercados. Exporta atualmente para a Ásia, Oriente Médio, Europa, Caribe e até mesmo para o Brasil. Filés de peixe são um produto típico, mas frutos do mar representam uma parte importante da produção por causa do preço de venda maior. Ainda que as coisas estejam indo bem para a indústria pesqueira, o setor possui um risco diferenciado. Praticamente não há mercado interno na Argentina, 95% do que se produz é exportado. O Conselho de Companhias Pesqueiras estima que se fossem disponibilizados apenas 7% ou 8% da produção no mercado interno, o mesmo ficaria saturado. Isso é devido à tradição da dieta argentina. O consumo de pescados é pequeno, com preferência por outras carnes, principalmente bovina. A Argentina perdeu em 2010 para o Uruguai o posto de maior consumidor per capita de carne bovina do mundo. Mas os tempos felizes para a indústria pesqueira argentina têm um futuro nebuloso à frente. Assim como o aumento nas exportações, verifica-se também um aumento no custo de produção, especialmente na mão de obra. No ano passado, trabalhadores brigaram por melhores salários e obtiveram um aumento de 65%, já em vigor a partir deste ano. A indústria pesqueira argentina também está sujeita às variações dos preços internacionais para peixe e frutos do mar. Pode-se dizer que a indústria pesqueira argentina está limitada, visto que não há um mercado interno expressivo para escoar a produção, em caso de problemas na exportação. Mas, por enquanto, os negócios na Argentina parecem mais interessantes vindos do mar do que do pasto. Fonte: BBC News. Por Vladimir Hernandez. 15 de agosto de 2011.
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