• Quinta-feira, 22 de outubro de 2020
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preço do leite pago ao produtor subiu 23,8% desde maio, considerando a média nacional


Quinta-feira, 8 de outubro de 2020 - 07h00

Foto: pixabay.com


A concorrência entre as indústrias de laticínios pela matéria-prima (leite cru) fez o preço do leite subir pelo quarto mês consecutivo. 


Considerando a média dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, houve alta de 4,5% no pagamento realizado em setembro, que remunera a produção de agosto.


Desde a retomada das altas, no pagamento de maio, o preço do leite ao produtor subiu 23,8% e a média nacional está 29,1% acima do registrado no mesmo período do ano passado.


Do lado da demanda, o escoamento no mercado interno se mostrou firme até setembro, favorecido pelo pagamento dos auxílios emergenciais e da abertura gradual da economia.


Com relação a produção, depois dos aumentos expressivos em julho, o volume de leite captado estabilizou ou caiu em setembro (dados parciais), dependendo do estado. A oferta mais ajustada, principalmente nos estados do Sul do país, colaborou com as altas no preços do leite ao produtor.


Para o pagamento a ser realizado em outubro/20, referente a produção entregue em setembro/20, o viés de alta no mercado do leite deverá perder força, com 48,0% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria apontando para manutenção dos preços pagos ao produtor, mas 43,0% das indústrias ainda estimam altas para o produtor e 9,0% apontam para queda no preço do leite.


Esse cenário poderá mudar (para um viés mais forte de alta), caso as chuvas atrasem ainda mais ou devido a qualquer outro fator que possa refletir em queda na produção (alta nos custos de produção).


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria.


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais.


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria.





Antecipe-se às tendências e planeje um 2021 com o pé no chão. Faça sua inscrição no Encontro de Analistas da Scot Consultoria e fique à frente do mercado pecuário. Dia 27/11 em São Paulo ou onde você estiver.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos



Loja

Facebook