• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preços caem e margem dos frigoríficos, que deveria estar em crescimento, segue estreita


Terça-feira, 16 de agosto de 2016 - 05h55


Sazonalmente, neste período do ano, a receita dos frigoríficos começa a crescer, até atingir o pico em novembro, quando se concentra o pagamento de bonificações, parcela do décimo terceiro e as contratações temporárias, e isso é o que dá “permissão”, fôlego, às indústrias para pagar mais pela arroba na entressafra.


O que se vê em 2016, porém, é o inverso. O resultado das indústrias tem diminuído quase que linearmente.


No acumulado da semana passada houve queda de 0,7% nos preços dos cortes bovinos sem osso no atacado. Desde o começo do ano, a desvalorização foi de quase 14,0%.


Ou seja, a dificuldade para valorizações da arroba no segundo semestre se dá, exatamente, por isso. Aparentemente, sem melhora na receita da indústria, em função da dificuldade para precificar a carne, resultado da situação econômica, vai ser difícil ver o boi gordo com grande alta nos próximos meses.


A boa notícia vem das exportações. Embora seja o resultado apenas da primeira semana, os embarques médios diários voltaram a crescer em agosto depois da queda do mês anterior, comparando com dados do mesmo período de 2015.


Atenção às indústrias e, ao pecuarista, cuidado com o excesso de otimismo para os preços no segundo semestre.


Encontro dos Encontros da Scot Consultoria - Adubação de Pastagens, Pecuária de Cria e de  Leite - 27 a 30 de setembro - Clique aqui para mais informações.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja