A colheita da soja sul-mato-grossense está no final. Mas, para os agricultores que ainda tem o produto disponível para a venda, a sugestão é ter cautela. Isto porque, a cotação da saca da soja de 60 quilos no Estado está em R$26,00, sendo que antes da colheita ultrapassou R$30,00 a saca. E, para piorar a situação dos produtores, a oferta do grão no mercado interno ainda é alta e o dólar está baixo.
Segundo a Associação dos Produtores de Sementes e Mudas de Mato Grosso do Sul (Aprossul), os preços da soja irão se estabilizar ou até mesmo aumentar, devido à demanda mundial pela oleaginosa.
Segundo a Granos Corretora, 60% da safra do Estado já foi negociada, antes e durante a colheita. Ele acredita que a venda dos 40% restantes da produção da soja dependerá do mercado. Caso os preços permaneçam nesse patamar, os sojicultores devem vender somente a quantidade necessária para cumprir os compromissos financeiros.
Atualmente, as lavouras de soja norte-americanas estão sendo plantadas e, por isso, os brasileiros devem esperar, em função das oscilações de preços que podem ainda ocorrer devido à quantidade do produto plantada mundialmente. (MAHK)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>