• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ritmo das exportações de carne recua em julho e pode ficar abaixo inclusive do volume negociado no mesmo período do ano passado


Sexta-feira, 22 de julho de 2016 - 14h00

* Reprodução permitida desde que citada a fonte.


O ritmo de escoamento da carne tanto no mercado interno quando das exportações vem preocupando o mercado do boi gordo. Mesmo a baixa oferta tem se ajustado ao consumo fraco, mantendo o mercado travado nos últimos dias.


Refletindo a demanda no mercado interno, o boi casado de animais castrados caiu, nesta semana, de R$ 8,56/kg para R$ 8,31/kg, prejudicando ainda mais o resultado das indústrias.


Segundo a zootecnista da Scot Consultoria, Isabella Camargo, a margem de comercialização dos frigoríficos que negociam a carcaça está em 0,3%, ao passo que a média histórica é de 13,0%. Já no caso das indústrias fazem a desossa o resultado é de 11,8% contra 16,0% em anos anteriores.


"Observamos que desde abril os frigoríficos vêm trabalhando com margens abaixo da média histórica", diz Camargo.


Outro fator que no primeiro semestre amenizou a queda no consumo interno, mas que já começa a mostrar sinais de enfraquecimento são as exportações. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, apontam que os embarques de carne bovina in natura até a terceira semana de julho somaram 45,2 mil toneladas, o que corresponde a uma média diária de 4,1 mil toneladas.


Conforme ressalta a analista se o ritmo de embarque se mantiver, até o final do mês o país exportará 82,1 mil toneladas. Queda de 15,0% em relação a junho e 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado.


"Outro dado que consideramos é o preço da tonelada. No mesmo período do ano passado o valor girava em torno de 15 mil reais/t e hoje está por volta de 12 mil/t", destaca Camargo.


Fonte: Notícias Agrícolas. 21 de julho de 2016.


Link da notícia: http://www.noticiasagricolas.com.br/videos/boi/176712-ritmo-das-exportacoes-de-carne-recua-em-julho-e-pode-ficar-abaixo-inclusive-do-volume-negociado-no-mesmo.html#.V5ICRtIrLcc



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja