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Scot Consultoria

Consultoria Scot prevê integração de produção na cadeia da carne


Quinta-feira, 1 de março de 2012 - 16h47

A concentração de compradores (frigoríficos) de matéria-prima (boi gordo) para a produção de carne bovina promoverá uma mudança na relação pecuarista-indústria, de acordo com o analista e diretor da Scot Consultoria, Alcides Torres. Ele acredita que a cadeia da pecuária tenderá para um sistema de integração similar ao que se vê hoje no segmento de suínos e aves. Segundo dados da Scot, os oito principais frigoríficos do País concentram 29,4% dos abates. Somente os três primeiros respondem por 25% (JBS com 15,3%; Marfrig, com 7% e Minerva, com 2,7%). “Analisando os números parece que não há concentração, mas o problema é quando vamos às regiões do País, nas quais, em muitos casos, temos apenas um ou dois compradores”, explicou Torres. Mas o especialista ressaltou que a integração não ocorrerá tão cedo e não será exatamente igual ao sistema de integrados atuais de aves e suínos. “Não acontecerá nos próximos cinco a seis anos. O grande empecilho é que comprar bezerro hoje é muito caro”, disse Torres. Para ele, é ainda mais “cômodo” para as indústrias deixarem a responsabilidade da cria e da recria dos animais para os pecuaristas e fazerem somente uma parceria no processo de engorda. “Temos nos adiantado na tecnologia da terminação, mas são poucos os frigoríficos que incentivam a cria”, completou. Há conversas no sentido de “fidelizar” o pecuarista, algo que começa a influenciar o comportamento dos preços no mercado físico. “Já vemos pecuaristas aceitando contratos de venda e até avisando frigorífico da oferta de bois nos meses seguintes. E a indústria, como Marfrig e Minerva, já promovem incentivos a seus fornecedores”, explicou o analista e diretor da Scot. Carolina Barretto, da área de Comunicação e Relacionamento com Pecuaristas do grupo Marfrig, disse que a empresa tem ampliado esforços para fidelizar seus fornecedores de animais para o abate. “Temos incentivado essa relação, efetuando pagamentos diferenciados aos produtores e benefícios em parcerias. Conseguimos atingir um retorno de 90% dos pecuaristas em vender novamente para a Marfrig por conta disso’, afirmou a executiva. Fonte: Agência Estado. 1 de março de 2012.
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