• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Alinhando os custos à nova realidade da pecuária de cria


Sexta-feira, 11 de agosto de 2017 - 08h50


O consultor e analista da Scot Consultoria palestrará durante o Encontro de Criadores da Scot Consultoria, que acontecerá durante os dias 3 e 4 de outubro, em Ribeirão Preto-SP, no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping.


Gustavo comentará sobre o cenário desafiador que o criador irá enfrentar durante esse ciclo pecuário e quais são as melhores estratégias para passar por esse período.


Confira quais serão os temas mais importantes que ele abordará durante o evento e não perca essa oportunidade para ficar por dentro dos acontecimentos do mercado!


Faça sua inscrição pelo site http://www.scotconsultoria.com.br/encontros/ ou pelo telefone (17) 3343-5111.


Scot Consultoria: Primeiramente, sem entregar o jogo, quais serão os principais temas que você abordará na sua palestra, Gustavo?


Gustavo Aguiar: Vou abordar a questão das perspectivas para a atividade de cria, em um cenário de preços do bezerro mais desafiadores. Neste contexto, farei considerações sobre os custos e as estratégias para a atividade.


Scot Consultoria: Quais as principais estratégias que o criador deve tomar para passar por esse momento de baixa do mercado de reposição?


Gustavo Aguiar: É preciso pensar nos fluxos de entrada e saída financeira da atividade. Em momentos onde a atividade está diante de resultados favoráveis, é hora de fazer investimentos em ativos e melhoria de eficiência, com o lucro apurado.


Quando a maré vira, aparecem boas oportunidades de investimento que podem ser feitos com recursos de fora da atividade, pois os preços pecuários estão historicamente depreciados. De qualquer forma, a crescente eficiência operacional do sistema deve ser o guia da estratégia de longo prazo.


Scot Consultoria: O mercado físico do boi gordo, assim como o mercado futuro vêm dando sinais de melhora, podemos esperar um viés altista para essa categoria em curto prazo, Gustavo?


Gustavo Aguiar: Deveremos ter um fim de 2017 mais favorável do que se esperava no pós-delação, com a evolução da venda de ativos da holding J&F e retomada das operações da JBS. A descontinuidade das operações da empresa era o principal temor do mercado.


De qualquer forma, esta recuperação de preços é somente um retorno parcial diante das expectativas que se tinham ao fim do ano passado e começo de 2017.


Scot Consultoria: Gustavo, quais são os principais entraves para que o criador consiga melhorar a sua rentabilidade na atividade de cria? É possível obter uma rentabilidade maior ou igual a que vemos na recria e recria/engorda?


Gustavo Aguiar: Diria que os entraves são a baixa adoção de tecnologia e a pequena escala de produção. Apesar da limitação biológica da cria, é possível apurar resultados muito superiores à média da atividade e próximos dos sistemas de recria/engorda, principalmente em momentos como os verificados entre 2013 e 2015, quando o bezerro subiu bem acima das demais categorias.


Scot Consultoria: De que forma o uso mais intensivo de tecnologia pode ajudar o criador a obter melhores taxas de fertilidade e de desmame?


Gustavo Aguiar: A atividade pode se beneficiar da melhoria de diversos indicadores. A taxa de natalidade é uma delas, mas o verdadeiro impacto está na melhoria da taxa de lotação. Este indicador tem forte impacto sobre a receita apurada por hectare, que é, em média, muito  limitada na cria. Porém, é necessária uma análise econômica, que deve ser feita levando em conta a especificidade de cada fazenda e a solução adotada para este aumento de lotação.


Scot Consultoria: Embora não exista nenhuma ferramenta de ação no mercado futuro para o bezerro, como que o criador deve se proteger do mercado e ter uma gestão financeira segura?


Gustavo Aguiar: Só resta o acompanhamento próximo do mercado e um planejamento adequado. Como os preços do bezerro têm um comportamento cíclico, existe uma boa possibilidade de antever os grandes movimentos de mercado, o que já evita grandes surpresas.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja