• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Lauriston Bertelli, presidente da ASBRAM, traça um panorama do mercado de suplementação mineral


Quarta-feira, 14 de janeiro de 2015 - 14h48

O zootecnista, presidente da ASBRAM - Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Animais e diretor da Premix, Lauriston Bertelli, falou em entrevista à Scot Consultoria, sobre as perspectivas para o mercado de suplementos minerais em 2015, os fatores que contribuem para ter bons resultados na produção, a luta pela isenção de impostos sobre os suplementos e também comentou sobre o processo de concentração que ocorre no setor.


Leia a conversa:


Scot Consultoria - O que podemos esperar para o mercado de suplementos minerais neste ano?


Lauriston Bertelli - O ano de 2015 começa com o preço da arroba em alta, mercado de exportação em crescimento e boa demanda interna a despeito dos aumentos que tivemos nos últimos meses, e boas expectativas para o Brasil exportar para novos países que hoje não são tradicionalmente nossos clientes. Tudo aponta para um crescimento, o que nos faz acreditar que a pecuária terá um ano em 2015 melhor que 2014. O preço da arroba americana está maior que a nossa e, mesmo assim, 2014 foi um ano de recorde no volume de suas exportações, portanto, só temos que continuar expandindo nossas ofertas a novos mercados. A vontade do mundo pela proteína animal está e deverá continuar em alta.


Scot Consultoria - Frente à ASBRAM, o senhor notou se o empresário rural está mais suscetível às novas tecnologias disponíveis? Além da suplementação mineral, quais são os outros fatores que devem ser levados em consideração para obter bons resultados na produção?


Lauriston Bertelli - Sim, é perceptível a evolução tecnológica na produção de carne e leite.


Devemos lembrar que no sistema de produção a pasto, a suplementação mineral é fundamental, porém o suplemento não é usado para suprir a falta de pasto, mas sim para equilibrar nutricionalmente a dieta.


O primeiro passo, portanto, é ter quantidade adequada de oferta de forragem, não perdendo de vista a sanidade preventiva, ambiência, genética e, por fim, as mensurações de resultados sistematicamente, que é algo feito por poucos, pois sem métricas não há gerencia e sem gerencia não tem melhorias.


Scot Consultoria - Sabe-se que uma das principais lutas da ASBRAM é pela isenção dos impostos para os suplementos. Já evoluímos em relação a esse tema?


Lauriston Bertelli - Estivemos quase lá, o projeto foi votado e aprovado na câmara federal e senado, porem foi vetado pela presidente.


Estamos agendando uma reunião com a Ministra da Agricultura, Katia Abreu, para fevereiro próximo e vamos reiniciar o processo.


Scot Consultoria - Atualmente, há realmente um processo de concentração no setor de nutrição animal? Qual a sua visão sobre isso?


Lauriston Bertelli - Existe sim um processo de concentração, o que demonstra o potencial brasileiro de crescimento nessa área. Acho que a concorrência é sempre boa e saudável, ainda mais quando a concentração vem através de empresas já consolidadas lá fora. Apenas 40,0% de nosso rebanho é suplementado corretamente, portanto temos espaço para todos crescerem muito e rapidamente.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja