• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Você já se preparou para 2015? Saiba o que esperar do mercado de leite e fertilizantes


Quinta-feira, 4 de setembro de 2014 - 09h19

"O planejamento e a antecipação dos riscos são fundamentais para o sucesso de qualquer atividade e o acompanhamento rotineiro do mercado é uma forma de conseguir traçar cenários para a atividade (preços, demanda, oferta, custos, etc.)."


Essa é a opinião de Rafael Ribeiro, zootecnista e consultor da Scot Consultoria. 


Ele concedeu uma entrevista sobre o mercado de fertilizantes e de leite, temas que serão abordados durante o Encontro dos Encontros da Scot Consultoria. 


Os encontros acontecem entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto-SP. 


Para mais informações acesse www.scotconsultoria.com.br/encontros ou ligue 17 3343 5111. 


Confira a entrevista: 


Scot Consultoria: Qual será o tema principal abordado em sua palestra?


Rafael Ribeiro: Darei uma palestra sobre o mercado de leite, traçando uma expectativa para o produtor e indústria no segundo semestre deste ano e 2015 (mercado brasileiro e internacional).A outra palestra será o mercado de fertilizantes. Falarei sobre os preços dos adubos no mercado brasileiro, cenário atual e perspectivas; conjuntura internacional e relação de troca com o leite e boi gordo. A ideia é analisar o poder de compra do pecuarista e as possibilidades de investimentos em adubação de pastagens.


Scot Consultoria: Como isso impacta/beneficia a produtividade do setor pecuário brasileiro?


Rafael Ribeiro: O planejamento e a antecipação dos riscos são fundamentais para o sucesso de qualquer atividade e o acompanhamento rotineiro do mercado é uma forma de conseguir traçar cenários para a atividade (preços, demanda, oferta, custos, etc.). A utilização de tecnologia, no caso da adubação de pastagens, quando feito o correto manejo, favorece a qualidade do capim e o aumento da produção de matéria seca. Permite ainda maior lotação das pastagens e maior produtividade de animais por área. Com margens cada vez mais apertadas, os ganhos em escala de produção são essenciais.


Scot Consultoria: Qual a conjuntura atual para os mercados de leite e fertilizantes?


Rafael Ribeiro: No primeiro semestre de 2014, o mercado do leite passou por três momentos distintos, sem falar na variação dos custos de produção, principalmente em função dos grãos.No primeiro trimestre, houve uma forte especulação acerca da produção de leite no país por causa da seca que atingiu importantes bacias leiteiras. Como consequência, o mercado se firmou e os preços do leite ao produtor subiram a partir de fevereiro. O segundo momento foi no início da entressafra, no final de abril. Mesmo com a captação em queda desde dezembro do ano passado, o volume de leite captado em 2014 (média de janeiro a junho) foi 12,5% maior, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice Scot Consultoria para a Captação de Leite.A demanda por leite e derivados, porém, não acompanhou este incremento da oferta e o resultado foi o aumento dos estoques de lácteos nas indústrias, principalmente de leite longa vida e leite em pó.


Já no mercado de fertilizantes, os preços caíram a partir de maio/junho (mercado interno e externo) deste ano, com o aumento da oferta mundial e queda na demanda lá fora. A queda de preços no mercado interno levou muito produtor a antecipar as compras para a safra 2014/15 ou, no caso das pastagens, para utilização nas águas.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja