• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro de Confinamento entrevista a palestrante Jacqueline Lubaski


Quinta-feira, 14 de março de 2013 - 10h01


Nos dias 3, 4 e 5 de abril acontecerá o tradicional Encontro de Confinamento da Scot Consultoria, em Ribeirão Preto-SP, onde o melhor time de analistas de mercado e de técnicos do setor discutirão o que será possível e o que será impossível para os confinadores nesta temporada.


O encontro é uma referência de mercado e vem sendo realizado há vários anos, concentrando profissionais de toda a cadeia pecuária.


O evento reunirá os principais agentes-chave da pecuária brasileira para expor, de forma clara e objetiva, as tendências de mercado: principais ferramentas de proteção de preço, estratégias de manejo, mercado de grãos, nutrição de animais, reforma de pastagens, custos do confinamento, entre outros.


Mais informações em www.scotconsultoria.com.br/encontroconfinamento/


Um dos palestrantes será a pedagoga Jacqueline Lubaski, diretora da Lubaski Consultoria.


Sua palestra abordará a gestão de pessoas no confinamento.


Para saber um pouco sobre a palestra, leia a entrevista que ela concedeu à organização do Encontro de Confinamento da Scot Consultoria.


Entrevista com Jacqueline Lubaski


Scot Consultoria: Em que momento os colaboradores passam a ser o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso da empresa?


Jacqueline Lubaski: Quando as pessoas estão comprometidas e motivadas, se sentem parte do negócio e participam da organização.


O crescimento de uma empresa acarreta em uma grande complexidade de recursos, como o aumento do capital, incremento de tecnologias, atividades de apoio e, consequentemente, o aumento do número de pessoas, bem como a necessidade de se intensificar a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas, indispensáveis à manutenção e competividade do negócio.


Com tudo isso a busca primordial para que isso se concretize é a qualificação da mão de obra, hoje um dos maiores desafios para o agronegócio.


 


Scot Consultoria: Como proceder para que o entrosamento entre os trabalhadores do campo e toda organização ocorra com sucesso?


Jacqueline Lubaski: Até pouco tempo atrás o relacionamento entre pessoas e organizações, principalmente com o setor administrativo, era considerado antagônico e conflitante, porém, isso acontece com empresas que não utilizam a gestão de pessoas de forma atuante.


À organização que quer alcançar seus objetivos, é preciso que saiba canalizar os esforços das pessoas para que estas também atinjam os seus objetivos individuais e que ambas as partes saiam ganhando, e isso não significa, necessariamente, apenas dinheiro, trata-se de uma participação e sinergia de esforços. E isso vai além de salários melhores, e sim estabilidade, segurança, qualidade de vida, respeito, liderança e orgulho da fazenda da qual faz parte.


 


Scot Consultoria: Qual a influência da mão de obra nos custos do confinamento?


Jacqueline Lubaski: O custo da mão de obra, não só de um confinamento, mas de qualquer atividade do agronegócio, é um fator pertinente para os resultados.


Numa equipe entrosada, que compartilha os mesmos objetivos da empresa, os impactos serão menores e, consequentemente, os lucros poderão ser maiores. O papel da gestão de pessoas é exatamente qualificar a mão de obra de um confinamento, por exemplo, usando ferramentas para que estas pessoas sejam inseridas e passem a compreender que são um dos elementos básicos do sucesso deste negócio. Lembrando que com trabalhadores satisfeitos, motivados, comprometidos, o sucesso é consequência.


 


Scot Consultoria: Existem cursos de capacitação para o setor operacional que trabalha no campo? Quais os principais?


Jacqueline Lubaski: O campo é um setor diferente da indústria e do comércio. É um setor pouco explorado, porém, de relativo fácil acesso, pois tudo é novidade e a aceitação de novidades tende a ser boa, mas depende da forma com que são abordadas.


O confinamento, em especial, é um setor difícil, pois as condições já são complicadas, como a jornada de trabalho árdua. Porém, temos inúmeras formas de trabalhar com treinamentos que envolvem o pessoal, tais como: comprometimento, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, e não podemos deixar de frisar inúmeros treinamentos técnicos, como manejo racional, boas práticas sanitárias, enfim, detalhes que fazem a diferença em um confinamento.


 


Scot Consultoria: Como fazer com que as pessoas sintam-se motivadas e possam contribuir com o desenvolvimento proposto para a empresa?


Jacqueline Lubaski: Envolvendo-as. Na gestão de pessoas não existem alternativas para que as pessoas se sintam inseridas e motivadas.


A comunicação deve acontecer, os trabalhadores precisam conhecer o que lhes foi proposto, deve haver transparência, envolvimento das lideranças da fazenda, troca de informações, os trabalhadores devem se sentir parte do negócio, considerando que são as pessoas mais indicadas para resolução dos problemas no campo, conhecem cada necessidade dos animais, mas, às vezes não são incentivados a ajudar as lideranças do negócio e bons líderes conquistam bons resultados e equipe comprometida e motivada.


  


Scot Consultoria: Como minimizar os conflitos entre os colaboradores?


Jacqueline Lubaski: Os conflitos aparecem, principalmente, quando não há uma boa liderança, que seja firme, mas participativa e se envolva, de alguma forma, com os problemas dos colaboradores.


O colaborador nem sempre necessita que resolvamos os problemas para eles, mas precisam que as lideranças demonstrem interesse por eles, atenção, reconhecimento, se sentir importante.


Na verdade, é um trabalho de autoestima de cada um. Sempre digo que o bom líder deve ser professor, amigo, psicólogo e, principalmente, uma pessoa que saiba falar, entender e cobrar.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja