Chuvas ganham força no Norte e Nordeste, se mantêm regulares no Centro-Oeste e Sudeste, mas perdem intensidade na Região Sul.
Foto por: Scot Consultoria
As chuvas se intensificarão nos próximos dias, com volumes maiores e abrangendo uma área mais ampla. A maior parte da região terá índices dentro da média esperada, com exceção do Tocantins e de pontos ao Sul do Pará e de Rondônia.
São esperadas precipitações em todo o território de Rondônia, Acre, Amazonas e Tocantins, com acumulados entre 25mm e 50mm, podendo ultrapassar essas médias em áreas isoladas do Oeste do Amazonas.
No Pará, os volumes serão menores em relação aos demais estados, mas superiores aos registrados na semana anterior, os acumulados irão variar entre 20mm e 35mm.
No Amapá e em Roraima, são esperados acumulados leves, que não ultrapassam os 20mm.
Para o período, o cenário é semelhante ao Norte com a expectativa de intensificação das chuvas. As precipitações devem ocorrer na Bahia, Maranhão e Piauí, enquanto no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas devem seguir sem chuvas, o que é comum para esta época do ano.
No Maranhão, Piauí e Bahia, são esperadas chuvas em todo o território, com volumes mais elevados nas regiões mais ao Sul. No Maranhão e no Piauí, os acumulados devem variar entre 15mm e 35mm, enquanto na Bahia ficarão entre 15mm e 55mm.
Essas chuvas favorecem áreas do Matopiba, contribuindo para aliviar as dificuldades na semeadura e no desenvolvimento das lavouras de sequeiro, porém, ainda são necessárias precipitações mais frequentes.
As chuvas, que já vinham ocorrendo em bons volumes, devem se manter na terceira semana do mês. Goiás e Mato Grosso do Sul continuarão com acumulados entre 35mm e 55mm, enquanto em Mato Grosso os volumes tendem a ser um pouco maiores que os registrados na semana anterior, variando de 25mm a 55mm. Os três estados registrarão precipitações em toda a sua extensão.
Em Mato Grosso, são esperadas anomalias negativas de precipitação na região Norte, enquanto nos demais estados, os acumulados ficam dentro do esperado para o período.
De forma geral, as chuvas serão bem distribuídas ao longo da semana.
Para a semana, as chuvas permanecerão com bons volumes. No entanto, os acumulados acima da média observados no Oeste paulista e no Sudoeste mineiro se dissiparão. Para o período, são esperadas precipitações dentro da média nos quatro estados.
Os acumulados devem variar entre 35mm e 45mm em toda a região, com possibilidade de volumes acima da média em pontos isolados do Oeste de São Paulo.
Entre os estados, a dinâmica das precipitações ao longo da semana será distinta. Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem registrar chuvas abaixo da média, enquanto o Paraná permanecerá com chuvas dentro do esperado, com áreas a Oeste do estado apresentando volumes acima do padrão.
No Paraná, os acumulados no Oeste – onde as chuvas ficarão acima da média, devem variar entre 65mm e 75mm. Nas áreas mais a Leste, os volumes previstos ficam entre 25mm e 55mm.
Em Santa Catarina, as chuvas ocorrerão apenas no extremo Oeste, enquanto no Rio Grande do Sul a previsão é de precipitações restritas ao extremo Noroeste, com acumulados em torno de 25mm. Nas demais áreas, não são esperadas chuvas.
A redução das precipitações na região já era prevista, mas tende a se intensificar conforme o mês avança. A ausência de chuvas em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina não é comum para este período, resultando em anomalias negativas que podem superar 25mm abaixo da média.
Figura 1.
Mapa de precipitação total prevista de 17/11/2025 até 23/11/2025 (mm).
Fonte: NOAA
Figura 2.
Mapa de anomalias de precipitação prevista de 17/11/2025 até 23/11/2025 (mm).
Fonte: NOAA
Receba nossos relatórios diários e gratuitos