• Sábado, 13 de julho de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Um mês completamente atípico


Sábado, 11 de maio de 2024 - 06h00


A primeira semana de maio foi marcada pelos eventos catastróficos ocorridos no Rio Grande do Sul, provocando grande impacto econômico, social e ambiental.  


A região em que se encontra o estado, normalmente registra volumes mais elevados de precipitação ao longo do ano, além de ser uma das áreas mais impactadas pelas influências do El Niño e do La Niña, que provocam aumento ou redução das chuvas durante a atuação de cada um dos fenômenos. 


Este alto volume de chuva está atrelado a diferentes fatores, como fortes correntes de vento provenientes de um ciclone extratropical próximo a Argentina, umidade proveniente do Norte brasileiro e o bloqueio atmosférico presente no Brasil Central, causando calor intenso e impedindo que a chuva se dissipe. Além disso, o El Niño ainda exerce influência na região, mesmo que esteja enfraquecendo. 


Entretanto, todo território brasileiro está passando e sentindo os efeitos de uma grande onda de calor que, segundo previsões, tem duração até 14 de maio.


O Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, estão dentro da área de atuação do ar quente e seco, com níveis de umidade em torno dos 20%, valores bem abaixo da referência para conforto e saúde humana. 


Previsão de precipitação

Com chuvas mais intensas ocorrendo nos estados localizados aos extremos do país, são esperados volumes acima de 65mm. Nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, a expectativa é de baixa ou nenhuma precipitação, exceto no litoral nordestino com a expectativa de volumes de até 45mm. 


Em grande parte do país, os volumes de precipitação esperados estão dentro dos valores de referência para o mês de maio, segundo a série histórica do INMET. 


Quanto à temperatura, nota-se uma linha de referência cortando o Brasil em 2 extremos, centro-norte do país com temperaturas acima de 22,5ºC e chegando até 30°C durante o mês, e centro-sul, com temperaturas abaixo dos 22,5ºC até 12,5ºC, para o mesmo período.


Figura 1.
Mapa de alerta da Defesa Civil do RS para risco de inundação severa no estado.

Fonte: Defesa Civil do RS


Figura 2.
Bloqueio atmosférico - onda de calor e chuva no RS.

Fonte: Climatempo


Figura 3.
Previsão de precipitação acumulada para maio de 2024, em mm.


Figura 4.
Anomalia de precipitação para maio de 2024, em mm.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja