• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Previsão de chuvas mais regulares a partir de outubro


Quarta-feira, 11 de outubro de 2017 - 14h50

Choveu em outubro em boa parte do país, com exceção da área em branco na figura 1.


Os maiores volumes foram registrados na região Sul do país, com volumes de até 150-200 milímetros no acumulado até o dia 10 no Paraná e Oeste de Santa Catarina.


No Brasil Central e região Sudeste, as precipitações ficaram entre 25 e 100 milímetros no período analisado. Ainda assim, os volumes e distribuição estão bastante irregulares e tem pesado na evolução do plantio da safra de grãos 2017/2018.


Destacamos algumas áreas no Norte de Minas Gerais, Norte de Goiás, Sudeste do Tocantins, aonde as chuvas não ultrapassaram os 10 milímetros em outubro.


Na figura 2 está o mapa de anomalia de precipitações no Brasil em outubro. Em boa parte do país (áreas em amarelo e bege) a situação atual é de déficit de chuvas entre 25 e 50 milímetros em relação à normal climatológica.


Na região Sul, o cenário é de chuvas acima da média histórica, entre 25 e 100 milímetros.


Em São Paulo, no Sul de Minas, em boa parte do Mato Grosso do Sul e região Central de Mato Grosso também choveu acima da média para o período, porém, a diferença não ultrapassou os 25-50 milímetros.


Para o final de outubro, as chuvas deverão se estender para as regiões Central e sudeste do país, porém, ainda de forma irregular e mal distribuídas.




Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja