Queda no preço do milho melhora o poder de compra do produtor de leite, mesmo com mercado pressionado.
Foto: Freepik
A relação de troca do produtor de leite (medida em litros de leite necessários para a aquisição de milho) vem melhorando mês a mês desde março.
Considerado São Paulo, em julho, foram necessários 25,74 litros de leite para a compra de 60kg de milho, queda de 7,0% na comparação mês a mês e queda de 17,4% desde janeiro - o que traduz uma melhora no poder de compra do produtor.
Mesmo com o mercado do leite pressionado nos últimos meses – movimento atípico para este período do ano, em função do aumento da oferta no campo e da demanda fraca na ponta final da cadeia - a queda mais acentuada no preço do grão favoreceu o poder de compra do produtor de leite. Veja a figura 1.
Figura 1.
Relação de troca: litros de leite necessário para aquisição de 60kg de milho, em São Paulo.
Fonte: Scot Consultoria
No curto prazo, os preços do milho devem permanecer estáveis, sustentados por uma demanda firme para exportação e pela recomposição dos estoques internos.
Já do lado da receita do produtor, o mercado segue entre estabilidade a baixa. Segundo levantamento da Scot Consultoria, para o pagamento de agosto, referente à produção entregue em julho, 74,1% dos laticínios consultados apontam para estabilidade, 21,9% preveem queda e apenas 4,0% esperam alta nas cotações.
Nesse cenário, avaliamos que o momento é um dos mais favoráveis para a aquisição do milho.
O Relatório do Mercado de Leite da Scot Consultoria é uma excelente fonte de consulta e ferramenta fundamental de suporte às decisões para você que produz, consome ou transforma leite em lácteos.
<< Notícia AnteriorReceba nossos relatórios diários e gratuitos