• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Insumos - Farelo de soja no mercado internacional


Sexta-feira, 25 de novembro de 2022 - 11h00

Foto: Shutterstock


A produção de soja está estimada em 153,5 milhões de toneladas na safra 2022/23, aumento de 22,3% em relação à safra passada. A maior produção se deve por causa da expectativa do aumento da semeadura em 1,7 milhão de hectares e de 17,3% em produtividade.


A estimativa é que sejam processadas 49,0 milhões de toneladas do grão, resultando em 37,5 milhões de toneladas de farelo e 9,9 milhões de toneladas de óleo (Abiove).


A projeção é de que 18,7 milhões de toneladas de farelo de soja sejam exportadas, representando 49,9% do total produzido.


Exportação de farelo de soja

A exportação ganhou força nos últimos anos. Comparada com 2012, houve aumento de 30,9%, partindo de 14,3 milhões de toneladas para 18,7 (figura 1).


Em 2022, com o aumento na demanda internacional, o Brasil vem suprindo a oferta de óleo e farelo de soja com a queda na exportação da Índia e da Argentina.


De janeiro a setembro, a Ásia e a União Europeia representaram 90,5% do destino da exportação brasileira.


Com relação ao desempenho, considerando todos os destinos, em 2022, o volume exportado está 24% maior e a receita aumentou 10%, em relação a 2021.


O aumento do processamento e o menor consumo nacional, para produção de ração de aves poedeiras e vacas leiteiras, melhorou a disponibilidade para exportar.


Figura 1.
Volume de farelo de soja exportado, em mil toneladas.

*Estimativa
Fonte: Abiove / Elaborado por Scot Consultoria


A China está diversificando as fontes do insumo para se proteger de uma eventual escassez. Em função disso, o Brasil foi habilitado a exportar para os chineses. Os volumes iniciais devem ser pequenos, mas a expectativa é de que ganhe força com o tempo.


Mercado

Com relação aos preços, o farelo de soja acompanhou as altas na cotação da soja em grão. De janeiro de 2020 a novembro de 2022, o preço subiu 258% (figura 2).


Figura 2.
Preços médios mensais do farelo de soja, em São Paulo, em R$/t, sem o frete.

Fonte: Scot Consultoria


Para 2023, a expectativa é de aumento da participação do biodiesel no diesel, aumentando a demanda pelo óleo de soja e, consequentemente, a necessidade de maior processamento da oleaginosa. Caso se confirme essa expectativa, a produção do farelo de soja será maior e os preços deverão ser afetados.


Relação de troca com o boi gordo


Segundo levantamento da Scot Consultoria, na primeira quinzena de novembro, em São Paulo, a cotação da tonelada de farelo de soja estava 23,3% maior que no mesmo período do ano passado. A cotação do boi gordo por sua vez, caiu 7,5% no mesmo período.


Em novembro de 2021, eram necessárias 8 arrobas de boi gordo para comprar de uma tonelada de farelo de soja, atualmente são necessárias 10,7 arrobas, queda de 34,1% no poder de compra do pecuarista.


A expectativa da produção maior de soja para safra 2022/23 e do aumento no processamento no próximo ano podem melhorar essa relação.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja