• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Insumos - Custo para formação de um hectare de pasto


Segunda-feira, 1 de junho de 2015 - 18h16

A alavancada de preços dos bovinos para reposição exige, ou deveria estimular, a eficiência e velocidade de produção a partir do momento em que são adquiridos.


Comprar um bezerro "caro" em 2015 e vender um boi gordo "barato" em 2017, por exemplo, já que existe a possibilidade de que o mercado mude a trajetória até lá, não parece ser um bom negócio.


É preciso reduzir o tempo de engorda, oferecer uma pastagem de qualidade. Este é o sistema de menor custo e muito eficiente, para produção de bovinos no Brasil.


Segundo estimativa da Scot Consultoria, em uma fazenda de engorda, as pastagens com todas as operações de mecanização e utilização completa de insumos, participam em 15% do custo.


Quando adicionamos a compra de bovinos para reposição com as despesas originadas nas pastagens, estes passam a compor aproximadamente 75% do custo total da propriedade e a participação das pastagens cai para algo em torno de 5,0%.


Apesar disso, mesmo com o investimento na pastagem sendo muito menor que o da compra de bovinos, e que o impacto dele esteja diretamente relacionado com o resultado da engorda é, muitas vezes, negligenciado.


Para formação de um hectare de pastagem de capim Brachiaria brizantha cv. Marandu, o custo médio estimado é de R$1,3 mil/ha.



Com os bons preços da arroba, subindo muito acima dos custos de produção, o momento é propício para pensar em reformar o pasto.


Por fim, é bom ficar de olho nos preços dos fertilizantes e, se possível, antecipar as compras. Este insumo participa com quase 35% do custo de formação de um hectare e, a partir dos próximos meses, os agricultores devem sair às compras para a nova safra de verão, o que pode encarecer o produto.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja