• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Boi - Frango x dianteiro: competitividade da carne bovina historicamente boa


Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 - 16h26

Uma importante mudança ocorreu no mercado de carne em 2012.


Analisando os preços no mercado atacadista, temos que a diferença entre o preço do dianteiro bovino e da carne de frango diminuiu nos últimos doze meses.


E este comportamento ganhou força no segundo semestre, a partir de julho.


Qual das carnes motivou essa diferença?


As variações dos preços plotadas na figura 1 explicam a mudança da relação entre o preço dessas carnes. 



A competividade da carne bovina, analisada pela ótica dos preços do dianteiro, melhorou muito ao longo do último semestre.


Em relação a julho do ano passado, no mercado atacadista, a cotação média do dianteiro bovino em janeiro de 2013 caiu 7,0% e a da carne de frango subiu 40,0%.


Fica claro, então, que apesar da queda do preço da carne bovina, a maior responsável pelo estreitamento da relação de preços foi a alta da carne de frango.


Historicamente estreita


Na figura 2 está a relação de preços desde janeiro de 2000. 



A curva indica que o diferencial de preço vigente, no qual a carne de frango está 15,8% mais barata que a carne bovina, está historicamente estreito. Em junho de 2011, o preço da carne de frango chegou a ser 51,7% menor que a carne bovina.


O único momento em que esta relação esteve menor do que a atual foi em 2006, vale de preços do último ciclo pecuário, quando as cotações do boi e da carne sofreram forte depressão.


Considerações finais


A atual competitividade da carne bovina, com a elevação do preço do frango, deve ser um fator de estímulo ao consumo desta proteína no curto prazo.


Isto pode ajudar a equilibrar os estoques em um ano onde as expectativas são de expansão de oferta, em função do abate crescente, tendência observada também no ano passado, com a virada de preços do boi e da vaca.


Por fim, cabe analisar a capacidade da demanda. Este ano a economia deve se reestruturar em busca do crescimento, mas os reflexos dos resultados ruins de 2012, junto com outros indicadores como alto comprometimento da renda e inadimplência, podem afetar negativamente a condição financeira da população e o consumo.


Mesmo com relação estreita, o preço da carne de frango ainda é menor.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja