• Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Etanol e milho: os caminhos de um mercado em transição

Nesta indústria, a pecuária se beneficia diretamente com os coprodutos da destilação.


Foto: Bela Magrela

Foto: Bela Magrela

Originalmente publicado no Broadcast Agro.

O mercado de milho e etanol passa por transformações globais, com impactos diretos na energia e na pecuária. Nos EUA, o “boom” do etanol de milho a partir dos anos 2000 elevou os preços do grão, gerando debates sobre seu efeito nos custos alimentares. Atualmente, a ascensão de veículos elétricos coloca em questão o futuro do próprio biocombustível.

No Brasil, o tema ganha contornos políticos, com críticas dos EUA à tarifa de 18,0% sobre seu etanol, enquanto o Mercosul exporta livremente para o país. Paralelamente, replica-se aqui a expansão das usinas de milho, reminiscente do movimento norte-americano, fortalecendo o setor na matriz energética nacional.

Neste contexto, a pecuária brasileira se beneficia diretamente. As usinas tornaram-se fornecedoras cruciais de insumos, como os DDGs (coprodutos da destilação), que reduzem custos e aumentam a eficiência da alimentação bovina em sistemas intensivos, criando uma sinergia inesperada entre biocombustível e produção animal.

Entenda melhor todo este cenário no artigo a seguir. Boa leitura!

https://materiais.scotconsultoria.com.br/etanol-e-milho_os-caminhos-de-um-mercado-em-transicao

Equipe Scot Consultoria

A Scot Consultoria é uma empresa dedicada à competitividade do agronegócio brasileiro. Foi criada com intuito de viabilizar a coleta, análise e divulgação de informações de mercado para o campo, onde geralmente há carência de informações confiáveis.

<< Notícia Anterior
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja