• Terça-feira, 17 de junho de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

A cultura do nepotismo


Terça-feira, 14 de maio de 2013 - 15h06

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


Nepotes ou sobrinhos constituem-se na forma mais primitiva da concentração da apropriação de recursos públicos por determinadas famílias ou facções.

Além de empregar parentes e amigos, as assembleias legislativas estaduais concentram igualmente nos "nepotes" as melhores remunerações possíveis. Os parlamentares sabem, no entanto, que a evidência do nepotismo é demonizada pela sociedade, que gostaria que todos os cargos fossem precedidos por concurso ou uma outra forma de seleção que descartasse o parentesco.

A entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação, há um ano, ainda não é uma realidade para 50% (metade) das assembleias legislativas estaduais. Contra a lei, estas assembleias não divulgam os salários de seus servidores.

Os servidores de algumas assembleias conseguiram impedir judicialmente a aplicação da lei. Cada uma das assembleias que infringem a referida Lei de Acesso à Informação alega um problema diferente.

Nepotes têm vida longa! 

Por Arthur Chagas Diniz


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja