Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

A cultura do nepotismo

por Instituto Liberal
14/05/2013 - 15:06

Nepotes ou sobrinhos constituem-se na forma mais primitiva da concentração da apropriação de recursos públicos por determinadas famílias ou facções.

Além de empregar parentes e amigos, as assembleias legislativas estaduais concentram igualmente nos "nepotes" as melhores remunerações possíveis. Os parlamentares sabem, no entanto, que a evidência do nepotismo é demonizada pela sociedade, que gostaria que todos os cargos fossem precedidos por concurso ou uma outra forma de seleção que descartasse o parentesco.

A entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação, há um ano, ainda não é uma realidade para 50% (metade) das assembleias legislativas estaduais. Contra a lei, estas assembleias não divulgam os salários de seus servidores.

Os servidores de algumas assembleias conseguiram impedir judicialmente a aplicação da lei. Cada uma das assembleias que infringem a referida Lei de Acesso à Informação alega um problema diferente.

Nepotes têm vida longa! 

Por Arthur Chagas Diniz