• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Investimento na agropecuária como ferramenta de desenvolvimento


Segunda-feira, 11 de março de 2013 - 15h40

Zootecnista pela UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, consultor de mercado. Coordenador da divisão de mercado de reposição e de planilhas eletrônicas de custos da atividade agropecuária. Atua nos Diagnósticos e Análises Técnicas e Econômicas (DATE) realizados pela empresa. Editor chefe da Carta Gestor. Editor chefe da Carta Boi. Editor chefe do informativo Tem Boi na Linha.

Contrate uma palestra de Gustavo Aguiar


Segundo o relatório "The State of Food and Agriculture", da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), divulgado em 2012, o investimento na atividade agropecuária é uma das mais efetivas estratégias para a redução da pobreza, fome e promoção da sustentabilidade.


Por este motivo, ao contrário do que normalmente ocorre, a FAO preconiza que os fazendeiros devem ser parte central de qualquer estratégia de investimento nos países em desenvolvimento.


No Brasil, por exemplo, a produção sofre ano a ano, com a péssima infraestrutura e insegurança jurídica, que desencoraja os investimentos da iniciativa privada.


A razão pela qual os fazendeiros devem ser os agentes centrais dessa história é simples: eles são os maiores investidores da agropecuária nos países em desenvolvimento.


Os investimentos na atividade estão divididos conforme a tabela 1. 



O resultado aponta que os investimentos feitos pelos fazendeiros representam mais de três vezes a soma dos outros três tipos de investimentos.


Armas contra a pobreza


O relatório ainda aponta que investir na agricultura é a maneira mais eficiente de combater a fome e a pobreza nas áreas rurais.


Regiões de baixo investimento, como o sul da Ásia e África subsaariana, são exemplos de locais com altas taxas de fome e pobreza. 


Nestas duas regiões o capital investido por trabalhador está estagnado ou até mesmo em declínio há três décadas.


Considerações finais


Dessa forma, o relatório conclui que apropriadas estratégias governamentais que forneçam um ambiente favorável ao investimento dos fazendeiros são fundamentais para o desenvolvimento do país.


Alguns exemplos de ações são a de assegurar o direito à propriedade, boas condições de infraestrutura, assim como garantir acesso aos mercados.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja