• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Da ficção científica para o mundo real, robôs em fazenda


Terça-feira, 5 de março de 2013 - 16h02

Médica veterinária pela USP - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).




* Reprodução permitida desde que citada a fonte.

 


Nos filmes da saga Star Wars, os agricultores de planetas secos utilizavam os "droids" para ajudar com o repetitivo trabalho de coletar água da umidade do ar, mas isso era em uma galáxia muito, muito distante. Não há dúvida de que os robôs são legais, mas robôs em fazendas será que estão longe de nosso futuro?


No mundo fictício de Star Wars, os agricultores coletavam a umidade do ar por meio de máquinas específicas e produziam água, que era vendida ou utilizada em plantações hidropônicas. Os "droids" eram robôs que ajudavam nessa atividade.


Saindo do mundo do faz de conta, pesquisadores da Universidade de Eindhoven, na Holanda, em colaboração com colegas da Universidade Politécnica de Hong Kong, estão desenvolvendo um algodão revestido capaz de coletar água pura a partir da umidade do ar.


Abaixo dos 34ºC as fibras do algodão revestido se abrem, coletando a umidade do ar. Quando a temperatura sobe, os poros se fecham, expulsando a água. Parece que a ficção não está tão distante da realidade assim.


Na verdade, o futuro já está aqui, com máquinas de ordenha altamente avançadas e, ainda nesse outono (americano), uma plantadora totalmente automatizada e robotizada chegará ao mercado.


Para termos uma ideia, os agricultores de hoje já contam com tecnologia avançada, como os sistemas de GPS para ajudar no plantio e, também as ordenhadeiras automáticas. Segundo Jeremy Brown, presidente da Jaybridge Robotics, sua empresa com sede em Massachusetts tem trabalhado com um software que ajuda na transformação de máquinas comuns em máquinas robóticas para uso comercial.


"Robótica e autonomia são apropriadas em situações maçantes, perigosas e sujas para o homem."


Soa como a agricultura. Jaybridge e o fabricante do trator Kinze desenvolveram em parceria um trator com sistema autônomo de plantio, ou seja, não é preciso um tratorista. Essa parceria pretende gerar uma produção em larga escala.


O trabalho de um operador de trator é complexo: ele observa a posição atual do trator, avalia as condições do terreno, estima uma rota a ser seguida e, após essa avaliação, decide a velocidade e a orientação do trator. Dessa forma, são muitas variáveis a serem consideradas para otimizar o emprego da robótica nesse sistema. A parceira dos setores de inteligência e expertise dessas duas empresas buscam conciliar essas variáveis.


Alguns produtores de leite já estão na vanguarda. Para se manterem na atividade leiteira sem prejuízo, e enfrentarem de duas a três ordenhas por dia, muitos já adotam algum tipo de automatização.


A ordenhadeira automática, sucintamente, se refere a um compartimento que recebe uma vaca por vez. Quando o animal chega a esse compartimento, o robô higieniza o úbere e localiza as tetas usando um sistema de sensores. A ordenha é concluída num intervalo de 10 a 20 minutos.



Tecnologias como essa podem proporcionar ganho de tempo para o produtor.


Nos últimos dez anos, o trabalho de previsão, quase de adivinhação ligado ao plantio e à colheita das mais diversas culturas foi sendo eliminado por meio de sistemas precisos guiados por satélite, que permitiram o gerenciamento de cada centímetro de uma propriedade, dessa forma garantindo a eficiência e atuando na prevenção de erros que pudessem prejudicar a produção.


É fato que os robôs estão se esgueirando no nosso dia a dia, mas podemos visualizar em breve os robôs substituindo os agricultores?


Não é provável. O agricultor moderno de hoje é um diretor de negócios, tomador de decisões, sobre quando comprar, vender, cuidando do gerenciamento espacial de sua produção. Essa característica do elemento humano não será substituída pela automação do campo. Por enquanto os robôs estão na fazenda para ajudar, disse Brown.


O assunto é polêmico, diversas dúvidas surgem ao redor da automação do campo. O produtor, dono da terra, não será substituído e sim passará a incorporar mais ainda seu papel de tomador de decisões e empresário rural, entretanto o que será de toda a hierarquia rural, como tratoristas, operadores de ordenhas, peões e funcionários gerais ligados ao setor agrário?


Um trator robô não consegue provocar o mesmo fascínio que os eficientes "droids" dos agricultores de umidade da saga Star Wars, mas com certeza farão parte do futuro e desenvolvimento da agricultura, e poderão ditar o futuro da humanidade.


Será que chegaremos próximos a uma galáxia muito, muito distante em que os robôs serão utilizados para ajudar a sobrevivência do homem? Ou estaremos mais distante disso e mais perto do fim do triunfo da inteligência artificial em detrimento da humanidade?


Façam suas apostas!


Tradução, adaptação e comentários de Priscila Montanheri, médica veterinária e pesquisadora da Scot Consultoria.


Fonte: NPR - The Salt, disponível em http://www.npr.org/blogs/thesalt/2012/05/16/152819257/from-science-fiction-to-fact-robots-are-coming-to-a-farm-near-you?sc=tw&cc=share>



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja