• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Enterrem os fios...


Segunda-feira, 5 de novembro de 2012 - 10h43

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


A tempestade/furacão Sandy, que atingiu a costa nordeste dos Estados Unidos, teve um efeito devastador sobre aquela região. Quase 10 milhões de pessoas ficaram sem acesso à eletricidade, transportes públicos e os meios de comunicação. Uma situação que revelou o quanto, a cada dia, ficamos cada vez mais dependentes dos artifícios tecnológicos e o quanto a ausência deles pode implicar o caos na vida humana.


Ao assistir, na televisão, sobre o enorme impacto da tempestade, um dos apresentadores se queixou, veementemente, sobre o atraso da infraestrutura norte-americana, que, em seu entendimento, está desatualizada em, pelo menos, uns 40 anos. Esse atraso implica uma menor competitividade do país e uma lenta recuperação, no caso dos desastres naturais. "Enterrem os fios" foi o conselho dado pelo apresentador, particularmente reafirmando que a fiação aérea constitui uma das principais razões para a demora no retorno à normalidade. Seria um bom início...


Fiquei pensando: se Nova Iorque, que é a capital do mundo capitalista, tem uma infraestrutura desatualizada, o que dizer de nossas cidades?


Os novos prefeitos eleitos em 7 de outubro e no último domingo deveriam levar este conselho a sério. É preciso enterrar a fiação aérea existente nas cidades, que são responsáveis pelos surtos constantes de falta de energia e queda de árvores. Pior de tudo, o nosso atraso em matéria de infraestrutura urbana é uma constante preocupação, que pode ser seguida, imediatamente, pelo caos. Por sorte, o Brasil é um país que somente enfrenta dois fenômenos naturais: estação seca e estação chuvosa. Alguém consegue imaginar o fiasco que seria para nossos governos se tivéssemos tufões, furacões, ou tsunamis?


É inacreditável que, à medida que a estação chuvosa se aproxima, repitamos a história constante das enchentes, desabamentos e do enorme caos urbano em que se transformam nossas cidades. Já deveríamos ter aprendido com o passado. Mas isto não é uma lição aplicável no Brasil.


Se os novos prefeitos quiserem entrar para a história de suas municipalidades, enterrem os fios. Ajustem a infraestrutura de suas cidades. Apesar de alguns acreditarem que fiação enterrada não rende votos porque não é vista, certamente a melhoria na infraestrutura urbana será a sua melhor contribuição nos próximos quatro anos.


Um dia nossos políticos entenderão que é muito melhor não ser lembrado, por realizar obras que, muitas vezes, não saltam aos olhos, mas são essenciais às cidades, do que ser recordados negativamente devido à péssima infraestrutura das cidades.


O prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, já anunciou mudanças na infraestrutura de sua cidade. Será que algum prefeito nosso fará algo a ser lembrado em matéria de infraestrutura?


Fica aí o conselho... Comecem por enterrar os fios... Sem corrupção, por favor!


Por Marcus Vinícius de Freitas



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja