• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Floresta com agricultura


Quinta-feira, 1 de novembro de 2012 - 11h00

Amazônida, engenheiro agrônomo geomensor, pós-graduado em Gestão Econômica do Meio Ambiente (mestrado) e Geoprocessamento (especialização).


O novo Código Florestal está em vigor para corrigir graves deformidades legais, proteger o pequeno e assegurar tranquilidade a todos os proprietários rurais que produzem alimentos para o povo brasileiro. O Código que vigorava, promulgado em 1965, além de desatualizado, sofrera mudanças que prejudicavam a agricultura do Brasil.


Uma delas, introduzida em 1989, aumentou de cinco para trinta metros a faixa marginal aos rios de menos de dez metros de largura que deveria ser mantida com mata nativa. O produtor que tinha plantado nessa faixa foi considerado fora da lei e multado. Virou delinquente ambiental. O problema é que muitas terras foram desbravadas havia décadas e até séculos atrás, quando não havia lei que limitasse a exploração do solo.


O novo Código Florestal tira o agricultor da ilegalidade e reequilibra as faixas marginais aos rios que deverão ser recompostas com segurança ambiental. Agora, os imóveis de até dois módulos fiscais (o módulo varia no Brasil de 20 a 440 hectares) terão de reflorestar apenas oito metros de cada lado do rio. A medida beneficia principalmente as pequenas propriedades familiares, que têm área média de 18 hectares. Já não serão obrigadas a arrancar grandes quantidades de pés de feijão, mandioca, milho ou arroz para replantar mata nativa.


O Brasil se destaca por uma antiga vocação conservacionista, mantendo intactos 60% da cobertura original de um território explorado há cinco séculos. Quem dera, em vez de atacados por ONGs estrangeiras, fôssemos imitados pelos grandes países desenvolvidos, que destruíram suas florestas para plantar e exportar alimentos e agora querem nos impor exigências ambientais absurdas, com o único objetivo de boicotar a concorrência da agricultura brasileira.


Aldo Rebelo é ministro do Esporte e foi relator do projeto do Código Florestal na Câmara dos Deputados.


Fonte: Diário de São Paulo. Por Aldo Rebelo. 27 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja