• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Por que ousar nos juros


Sexta-feira, 25 de maio de 2007 - 15h55

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


Um dos principais instrumentos para controlar a inflação é a condução da política monetária de forma restritiva. A autoridade monetária combina elevada taxa de juros com elevado nível de compulsório, gerando baixa liquidez no sistema, o que torna os juros na ponta, isto é os empréstimos bancários, proibitivos. Compare: inflação projetada para este ano na casa dos 3,5%; taxa básica de juros na casa dos 12,5% ao ano; juros na ponta, para empréstimo pessoal oscilando entre 30 e 250% ao ano. Evidentemente que há outros componentes entre os juros de captação e os juros de empréstimos, tais como carga tributária, inadimplência, custos administrativos, spread bancário, entretanto, a diferença entre a remuneração do dinheiro e seu custo é extremamente elevada. Com a queda do risco do país, estando o Brasil a um passo de ser considerado nível de investimento e com a inflação controlada, não há motivos de não ousar mais na queda de juros. Vou mais além: ousar na política monetária. Reduzir simultaneamente os juros e o compulsório. Não é apregoar o afrouxamento pelo afrouxamento, de forma oportunista, sem base técnica. É ousar sabendo que o prêmio pago pelo Brasil para financiar sua dívida e manter a estabilidade de preços é elevado demais e sem necessidade. Se esperavam um momento da economia para avançar em direção ao crescimento e se tudo que o Presidente Lula fala é verdadeiro, esse momento é agora. A palavra é ousar.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é Conselheiro do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja