• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Banco Central flexibiliza exigência ao crédito


Segunda-feira, 6 de julho de 2015 - 16h36

O Banco Central do Brasil (Bacen) flexibilizou as normas para os produtores rurais que possuem propriedades localizadas no Bioma Amazônia. Entre os documentos até então exigidos para a aquisição de crédito rural oficial, não será mais necessária a apresentação do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). A decisão consta na resolução nº 4.422, de 25 de junho de 2015, que dispõe sobre o crédito rural.


"Vale ressaltar que para obter crédito de outras fontes de recursos, a documentação pode ser exigida, pois a medida é válida para os pedidos de créditos oficiais", informa a Assessora Jurídica da Famato, Elizete Ramos.


A Famato recomenda ao produtor para que verifique se o seu município está inserido no Bioma Amazônia de acordo com a portaria nº 96/2008 do Ministério do Meio Ambiente (MMA).


"Existem municípios que estão na lista, mas são parcialmente inseridos no bioma. Por isso, é importante o produtor verificar exatamente onde sua propriedade se encontra", acrescenta a analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi.


A resolução também reconhece o Cadastro Ambiental Rural (CAR) como documento hábil para a comprovação da regularização ambiental. Outra modificação importante foi que a instituição financeira, a partir de agora, será responsável em fazer a verificação da existência ou não dos embargos econômicos de áreas desmatadas ilegalmente. Antes, essa obrigação era do produtor rural, ou seja, ele tinha que emitir a certidão junto ao órgão competente.


Fonte: Diário de Cuiabá. 6 de junho de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja